2015/01/20

Microsoft investiga carregamento wireless via focos luminosos


Quando se fala de carregamento wireless quase imediatamente pensamos nos sistemas de rádio frequência ou ressonância magnética, mas há outras formas de transmitir energia sem fios... como é o caso da energia solar. E a Microsoft anda a explorar o que se poderá fazer com isso.


Este sistema da Microsoft será do agrado de todos os que não apreciarem a ideia de ter ainda mais emissões electromagnéticas em suas casas, e baseia-se num sistema com um Kinect que seria capaz de reconhecer um smartphone pousado numa mesa e direccionasse um foco luminoso para o recarregar.

O sistema seria capaz de reconhecer quando o smartphone fosse reposicionado, ou se alguma coisa interrompesse o feito luminoso, assim como quando o smartphone estivesse completamente recarregado, apagando o feixe luminoso. Graças à maior direccionalidade da luz a MS defende que o sistema é mais eficiente do que ter ondas de rádio a espalharem-se pelo espaço... mas interrogo-me quanto à eficiência total de todo o sistema, incluindo a necessidade de ter uma câmara sempre ligada, a fazer processamento visual, para não falar da própria eficiência do painel solar utilizado.

Seja como for, não deixará de ser uma solução interessante, nem que seja para situações específicas onde a utilização de outros métodos de recarregamento wireless não fossem possíveis. (Por outro há também que referir que este sistema por luz não seria muito recomendável para se utilizar num local onde gostassem de estar às escuras. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)