2015/01/13

Visionários tecnológicos querem evitar que "Skynet" se torne real


A saga dos filmes Terminator tem conquistado gerações ao longo das últimas décadas, mas à medida que a tecnologia vai avançando, há quem queira garantir que tal cenário apocalíptico não venha mesmo a acontecer, e alerte para a necessidade de haver sempre forma de controlo sobre as inteligências artificiais que forem desenvolvidas.

O Future of Life Institute (FLI) é uma entidade que conta com membros como Stephen Hawking, Elon Musk, especialistas na área da Inteligência Artificial, e várias outras pessoas com qualidades reconhecidas (vários prémios Nobel) em múltiplas outras áreas. Este grupo publicou uma carta aberta onde frisa a necessidade de garantir que todo e qualquer sistema de Inteligência Artificial possa ser mantido sob controlo dos seus criadores.

As preocupações são válidas e já foram antecipadas por muitos autores de ficção científica e visionários tecnológicos: uma inteligência artificial que ganhe um qualquer tipo de auto-consciência ou auto-aprendizagem, poderá rapidamente evoluir para algo que vá para além da nossa própria compreensão, e que efectivamente nos torne "obsoletos" e "redundantes". Isso não significa que tenhamos robots assassinos a massacrar toda a população humana; mas há muitas outras formas com a qual uma máquina poderia causar grandes desastres sociais - desde manipulação do mercado, à própria manipulação das pessoas (imagine-se que uma máquina nos dá um resultado à nossa pergunta... mas que na verdade está a mentir e é apenas o resultado que melhor cumpre o seu próprio interesse). E isto para não falar nas tais possibilidades transcendentais que uma inteligência deste tipo poderia congeminar e que vão para além da nossa capacidade imaginativa.

Sem que se entrem em ondas alarmistas ou radicais, parece-me que são efectivamente questões que deverão ser abordadas, e que merecerão a atenção de todos os que estão envolvidos nestas áreas. Como sempre, a grande incógnita é: como lidar com alguém que discorde desta posição e não se sinta inibido em criar uma inteligência artificial que tenha essa capacidade de ir para além do que conseguimos antever?


P.S. Nem de propósito, a 4ª season da série Person of Interest tem abordado esta temática de forma bem cativante, pelo que se tiverem interesse no tema, não deixem de a espreitar.

2 comentários:

  1. Caro Carlos,

    Antes de ler o P.S., confesso que estabeleci logo ligação com a série, que tenho seguido atentamente.
    Embora creia que podemos estar algo distantes de tal cenário, confesso que é bom saber que alguns "entendidos na matéria" estão conscientes de que, à semelhança de tantas outras coisas, aquilo que vimos/vemos nos filmes pode muito bem tornar-se realidade.

    ResponderEliminar
  2. A Skynet é o diabo. Podem crer que Deus não gosta disso, quem manda é ele.

    ResponderEliminar