2015/02/13

Affinity Photo quer ser o novo Photoshop... mas barato


O Photoshop é considerado por muitos como o programa de referência para edição de imagem e fotos; mas agora temos este Affinity Photo que quer colocar isso em causa, oferecendo todo o tipo de funções avançadas... mas a preço acessível.

O Affinity Photo da Serif não quer ser mais um programa cujo baixo custo implica automaticamente ser uma versão "básica" onde ficam a faltar as funcionalidades avançadas que os fãs do Photoshop se habituaram a ter sempre à mão.

Os seus criadores dizem que isto se torna possível (a preço acessível) por ter sido um programa criado de raiz para os computadores modernos, e que ao contrário do Photoshop, não tem que carregar o peso de um histórico de décadas com opções que complicam a utilização das tecnologias agora disponíveis. Por isso o Affinity Photo oferece redraws instantâneos com efeitos a serem pré-visualizados em tempo real; e não faltam coisas como o preenchimento inteligente "content-aware" e todo o tipo de funcionalidade "profissionais".

Por agora podem experimentar a versão beta gratuita, e quando chegar a versão final... terá um preço de apenas 50 dólares, sem assinaturas e com garantias de actualizações gratuitas durante dois anos. Está igualmente prevista que este Affinity Photo chegue ao Windows, mas infelizmente ainda não há previsão de quando isso poderá acontecer.

Actualização 2016/11/10: demorou mais de ano e meio, mas o Affinity Photo chega finalmente ao Windows.

4 comentários: