2015/03/03

Apple Watch vai ter modo de "reserva de energia"


Parece que nem a Apple conseguirá fazer milagres quanto à autonomia do seu iminente Apple Watch, e isso terá levado à criação de um modo que muitos utilizadores já conhecerão nos seus smartphones: um modo de "ultra-poupança" de energia, que entre em acção quando a bateria chega a um certo nível reduzido.

A Apple tem referido que o seu Apple Watch será revolucionário na vida das pessoas, podendo substituir as suas carteiras e chaves. Coisas que muitos agradeceriam... mas que deixariam de agradecer assim que ficassem sem poder pagar ou entrar em locais/veículos por o seu Apple Watch ter ficado sem bateria.

Pelos últimos rumores, a Apple irá anunciar que o seu Apple Watch terá autonomia para um dia, mas isso parece ser algo que irá variar drasticamente consoante a sua utilização (podendo ficar-se por umas reduzidas 2.5h em casos extremos).

Este modo de ultra-poupança "power reserve" é idêntico ao que muitos fabricantes implementaram nos seus smartphones Android, e que até já vem de origem no Android 5.0 Lollipop. Um modo que reduz certas funcionalidades de forma a prolongar a bateria quando esta chega a um ponto predefinido. No caso do Apple Watch, este modo deverá dar acesso apenas ao relógio - para que se continuem a ver as horas - e possivelmente às funções com NFC, para permitir pagamentos e outras coisas que possam ser consideradas de importância "crítica".

De qualquer forma, parece-me ficar claro que será de importância crítica alargar a autonomia para vários dias - em uso real - para que este tipo de coisas possa realmente acontecer. (E continuo a achar estranho que a Apple não consiga igualar a autonomia o que a LG e outros fabricantes têm conseguido nos seus smartphones... Mas, vermos no dia da sua apresentação.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)