Podemos considerar a luz como sendo algo simples (ao acender ou apagar uma lâmpada), mas o facto de se comportar como onda e partícula simultaneamente é capaz de nos pregar algumas partidas de fazer coçar a cabeça. Agora, cientistas conseguiram captar a primeira "foto" da luz onde vemos essa dualidade.
Seria tão simples se a luz se comportasse apenas como uma partícula (como um jato de água), ou apenas como onda (como os sinais de rádio)... mas não, a luz insiste em adoptar as propriedades de ambos, e por vezes mudar entre um e outro modo de forma quase mágica, parecendo adivinhar as "armadilhas" que lhe são montadas para a observar mais de perto.
Foi precisamente para observar a luz mais de perto que cientistas da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL) recorreram a uma nova técnica e a um dos mais poderosos microscópios do mundo para tirarem uma "fotografia" às ondas e partículas da luz.
... Nem vou fazer de conta que percebo tudo aquilo que eles estão para ali a dizer, mas o seguinte vídeo explica-nos o processo de forma simplificada de modo a que se consiga entender como foi feito! :)
Costuma-se dizer que nunca se deve usar o definido numa definição, indirectamente foi o que escreveu, "como os sinais de radio". As ondas de radio e a luz são intrinsecamente a mesma entidade, logo ambos se comportam como ondas e particulas (fotões)...
ResponderEliminar