2015/03/27

uBlock - um Adblocker mais eficiente para o teu browser


Se uma das primeiras coisas que fazem após instalarem o Chrome é procuraram o popular AdBlocker Plus para se libertarem de todos os anúncios abusivos que preenchem a web, talvez estejam interessados em dar oportunidade a este uBlock.

Embora a maioria dos computadores actuais venham equipados com CPUs e memória mais que suficientes para lidar com um browser e extensões como o AdBlock, a verdade é que o AdBlock (Plus e todos os seus derivados e clones) não é lá muito eficiente a fazer o seu trabalho - e isso é algo que se faz notar no caso de computadores mais antigos ou hardware mais limitado.

Daí o interesse deste uBlock, uma extensão para Chrome que também bloqueia todo o tipo de publicidade indesejada (pode dar uso às mesmas listas que o ABP), mas que o faz de forma muito mais rápida e gastando menos memória.

Numa longa lista de testes comparativos podemos ver que a extensão em si gasta cerca de um terço da memória do ABP (37MB vs 112MB) para um conjunto de listas de bloqueio idêntico; é três vezes mais rápido a processar cada pedido à internet (0.13ms vs 0.42ms) e também poupa na memória das páginas "processadas" relativamente ao ABP. Em suma... é vantagem atrás de vantagem.

Se não passam sem um AdBlocker no vosso browser, não deixem de experimentar este uBlock (que é open-source) e está disponível para o Chrome, Firefox e Safari - obviamente, não se esqueçam de adicionar a excepção para o Aberto até de Madrugada. :)

17 comentários:

  1. Eu uso o Ghostery no Chrome. Qual é a vossa opinião sobre esta extensão?

    ResponderEliminar
  2. Esse por acaso não é dos mesmos caras que fazem o malware uTorrent certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uTorrent é malware? Eu uso ele e meu computador tá normal.

      Eliminar
  3. É impressão minha ou ficou tudo muito mais rápido?...

    ResponderEliminar
  4. Tb existe para o Opera Browser

    ResponderEliminar
  5. Instalei para experimentar e a parte de os vídeos do sapo funcionarem já é uma vantagem sobre o adblock plus.

    PS: excepção adicionada.

    ResponderEliminar
  6. Estou com o Adblock Plus suspenso desde esta manhã em benefício desta "novidade", o uBlock.
    Realmente ainda não notei qualquer inferioridade em termos de eficiência, isto é, bloqueio efectivo nas mais variadas situações.

    Embora não tenha notado ainda um elevar de performance em termos de velocidade do browser(neste caso o Chrome) ou lentidão do sistema em geral, pela descrição aqui feita, relativa ás suas vantagens, já é suficiente para manter o uBlock activo em vez do habitual AdBlock Plus...

    Por cá, o Aberto até de Madrugada figura na lista restrita de excepções... É bem merecido... :)

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    tenho vindo a usar desde que li este artigo e agora tenho reparado que o uBlock fecha-me tabs à patrão!
    Estou no feedly a ler o abertoatedemadrugada, faço middle click nos links que me interessa ler para abrir em background.., quando vou a ver, nao tenho tabs nenhuma abertas em background.
    Agora acabei de receber uma newsletter a Worten, clicko no link da promoção dos tablets e abre, clicko na promoção dos iPads, abre a tab mas fecha logo de seguida.

    Se desligar o uBlock já funciona normalmente.
    Alguém tem o mesmo problema? Fazem ideia que "lista" é que estará a bloquear estas novas tabs?
    Já agora, há algum log da extensão que permita que nos adicionemos à whitelist, estas tabs que acabaram de ser bloqueadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito provavelmente porque estão a redireccionar os links para serviços de tracking que estão a ser bloqueados pelo ublock.

      Eliminar
    2. A resposta à minha primeira pergunta é: no popup do uBlock, clickar no icon do request log (icon parece uma janela com linhas).
      Ao abrir os links mostra a razão do bloqueio, por exemplo:
      ?utm_source=*&utm_
      popup
      http://thisisyouramigaspeaking.com/2015/05/night-terrors-e-um-jogo-que-transforma.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ThisIsYourAmigaSpeaking+%28This+is+Your+Amiga+Speaking%29&utm_content=FeedBurner

      Ou seja bloqueou por causa do "?utm_source=*&utm_". Cheira-me que é uma parte normal do link fornecido pela feed RSS.

      O mesmo acontece com a newsletter da Worten:
      ?utm_source=*&utm_
      popup
      https://www.worten.pt/inicio/informatica/tablets-e-e-readers/ipads.html?utm_source=E-mail&utm_medium=Newsletter&utm_campaign=Mega24

      Pelos vistos é um componente normal do Google Analytics: https://australiansearchengine.wordpress.com/2010/05/31/utm_/
      Parece-me um pouco despropositado o uBlock bloquear isso.

      Já agora... o outro link não é bloqueado porque o utm_source não é o primeiro parametro:
      https://www.worten.pt/inicio/campanhas/mega-24.html?cat=7891&utm_source=E-mail&utm_medium=Newsletter&utm_campaign=Mega24
      o que confirma que este filtro é meio "parvo". ;)

      Eliminar
    3. Ok, fiz "restore to default settings" no uBlock e já me deixa abrir os links.... alguma configuração marada (ou excecao que eu adicionei sem perceber) que estava a causar isso. ;)

      Realmente estava a estranhar ainda ninguém ter dito nada aqui nos comentário! Bloqueiem tudo, menos o acesso ao aadm! :D

      Eliminar
    4. A lista de bloqueio de "tracking" acaba por ser demasiado intrusiva... a Internet já está dependente do tracking para funcionar. ;)

      Eliminar
  8. Malta, já viram o novo update?
    https://github.com/gorhill/uBlock/releases/tag/0.9.8.2

    Adiciona uma opção que desativa "por principio" uma opção de "prefetch":
    uBlock's primary purpose is to block network connections, not just data transfer. Not blocking the connection while just blocking the data transfer would mean uBlock is lying to users. So this permission will stay, and sorry for those who do not understand that it actually allows uBlock to do its intended job more thoroughly. A blocker which does not thoroughly prevent connections is not a real blocker.

    A questão é que suponho que esta opção de "prefetch" é muito útil na grande maioria das ligações para acelerar a navegação no geral. Estar a desativar isso para "apenas" não fornecer o meu IP, não sei se valerá a pena.
    Sinceramente preferia que fosse uma opção, que mesmo viesse ativada por predefinição, eu pudesse alterar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá fui eu suspender o uBlock e retomar o AdBlockPlus... O que vale é que é simples e rápido ativar/desativar extensões...

      Fiz-lo porque essa opção da uBlock tem sido muito criticada nas últimas horas...

      Eliminar
    2. A mim não me choca essa opção. As poupanças que o uBlock traz mais que compensam as vantagens do prefetching... Mas, cada um estará na liberdade de decidir por si. :)

      Eliminar
    3. Pois, eu também acho que a polémica é com a opção ser "forçada" e não com a opção em si.
      Vou continuar a usar, porque gosto da noção de ter um adblocker focado na performance, low footprint e já agora, privacidade.
      Daqui a umas semanas quando passar o "vipe" da mudança, já ninguém se lembra disto.

      Eliminar