2015/04/06

A missão impossível de saber o tamanho de uma app no Google Play


Vivemos em pleno século XXI, numa era em que smartphones e tablets já se tornaram dispositivos comuns, e onde "app" se tornou numa palavra conhecida por toda a população. Daí a minha interrogação: porque raio é tão difícil descobrir o tamanho de uma app na Play Store do Google!?!

Não sei se poderei ser considerado excêntrico por achar que o tamanho de uma app é uma das informações que mais poderá interessar a um utilizador, sendo que tanto serve para saber se vale a pena instalar um jogo que possa ocupar umas centenas de megabytes; como para descartar logo à partida uma app que devesse ser "simples" mas que afinal exige a instalação de muitos megabytes. No entanto, quem der um salto à Play Store do Google para tentar descobrir isso, será confrontado com a caricata situação de que uma das mais poderosas empresas da actualidade parece não ter encontrado forma de revelar essa informação básica - nem essa, nem outras.

Um salto à página de qualquer app na Play Store na web revela-nos que o tamanho da app "varia dependendo do dispositivo"; que a versão actual da app "varia com o dispositivo"; ou que a versão mínima necessária para a app... "varia com o dispositivo". Profundamente esclarecedor portanto.



Esta aparente ignorância do Google também se estende para lá da informação da app antes de ser instalada. Mesmo depois de a termos instalado somos confrontados com dilema idêntico sempre que surgir uma actualização, pois não nos é dito qual será o tamanho da actualização... até que a aceitemos fazer! Algo um pouco ingrato quando gostaríamos de determinar se é um tamanho que justificaria fazer à custa dos dados mobile, ou se mereceria esperar-se até termos WiFi.


Penso que não seria muito difícil o Google apresentar que o tamanho de uma app poderá variar entre "X e Y MB" dependendo do dispositivo; e que o tamanho da actualização será no máximo de "X MB" (para não ser demasiado exigente quanto ao sistema de actualização que muitas vezes consegue poupar dados descarregando muitos menos dados que os referidos). Fosse o que fosse, tudo seria melhor do que apresentar "informações" que em nada informam os utilizadores. Ou será que é pedir demasiado?






P.S. e já que estamos no campo das coisas ridículas da Play Store, desafio-vos a tentarem descobrir o link do YouTube de um vídeo que seja usado para demonstrar uma app na Play Store, que possam querer partilhar ou inserir numa página vossa. Parece que o Google até faz de propósito para que isso seja praticamente impossível!

8 comentários:

  1. Pelos visto não sou o único que fico lixado (fdd) por grande parte das apps não apresentarem o tamanho.

    Quanto ao teu desafio de encontrar o link do vídeo para o YouTube, não é impossível e até é relativamente simples de se dar com ele, basta ver o código da página em questão e fazer algumas alterações ao link, mas que eles podiam facilitar a coisa, lá isso podiam.

    ResponderEliminar
  2. Pior é: clicar em "Instalar" aquilo começa e completa a transferência, mas só depois de ter gasto os meus preciosos MB de dados móveis é que avisam que não tenho memória suficiente... :(

    ResponderEliminar
  3. Há algo que me está a escapar...
    Sempre instalei as Apps através da app do Play Store nos telemóveis, tablets, etc, e vem lá sempre qual a versão e o tamanho de qualquer app antes da instalar.
    Da mesma forma sempre que aparece uma notificação de uma actualização, antes de actualizar consigo ver sempre qual o tamanho dessa actualização.
    O "problema" mencionado é só na versão web, certo?

    ResponderEliminar
  4. Afinal não estou sozinho :) Não há nada mais irritante que querer instalar algo simples e depois aparecem uns 20Mb, cancelar, procurar outra.
    Fora isso, analisar as permissões, porque raio uma lanterna precisa de fazer chamadas? (exemplo exagerado), cancelar, procurar outra.
    Isto, pesquisando e descartando as dezenas de imitações chinocas.
    Cansa...
    Mas há bom remédio, instalar o F-Droid :)
    1º porque só colocam apps open-source de confiança
    2º porque é extremamente prático e rápido

    ResponderEliminar
  5. Mas o espaço aparece na App da playstore, verifiquei agora mesmo:

    http://i.imgur.com/pmsiV7b.jpg

    ResponderEliminar
  6. Devem estar a usar a mesma estratégia que no Gmail também não se consegue ver o tamanho dos mails, e querem fazer parecer que o tamanho não tem importância, o que importa é que estejam lá e não sejam apagados...
    Nas apps deve ser algo do género, o tamanho não importa, o que interessa é se funciona bem depois de instalada...
    Mas concordo que é uma informação útil, pois eu com 3g/4g tenho mais precaução com os tamanhos e claro que também dou preferência a uma app com boa pontuação que seja pequena do que uma com boa pontuação grande.

    ResponderEliminar
  7. É verdade que em muitas Apps aparece a informação do tamanho, como também é verdade que em muitas aparece "Varies with device". Se servem versões distintas com tamanhos distintos, podiam pelo menos seguir a sugestão do Carlos: em vez de "Varies with device" seria bem mais útil/informativo "Varies with device (1.5M ~ 7.5M)".

    ResponderEliminar