Depois de nos ter apresentado a NX ROM, o António Rodrigues continua a acompanhar os seus desenvolvimentos e vem-nos falar das novidades que ganha na sua mais recente actualização.
A NX ROM oferecer-nos um Android alternativo que toma como base o Android original, mas que se foca em adicionar optimizações e funcionalidades que muitos desejariam estar disponíveis, e na sua última versão ganha refinamentos importados da bem conhecida Cyanogen Mod.
O resultado final da NX ROM Release 9.0 não podia ser melhor. Temos acesso à experiência Stock e às novidades que a Google apresentou no Android 5.1, mas apimentada com opções avançadas em diversos níveis. Quem conhece as roms da Cyanogen vai encontrar algumas das excelentes opções que fazem desta uma das mais usadas.
Actualmente apenas disponível para Nexus 4 e Nexus 5, será disponibilizada de forma faseada para os restantes dispositivos suportados.
O que se destaca na Release 9.0 da NX ROM:
- Android 5.1 R5 merged
- Use WebViewGoogle (can be updated from Play Store like Stock ROM)
- CM Theme Engine
- Profiles
- Blacklist
- Expanded desktop
- Privacy Guard
- LiveDisplay
- Custom Quick Tiles
- Navigation ring targets
- Navigation bar customization
- Lock screen bottom shortcuts customization
- Option to auto-hide Status bar
- Network traffic
- Configurable Pattern size
- File Manager
Destaco a inclusão da Privacy Guard: uma funcionalidade que seria muito vem vinda caso a Google a disponibilizasse de raiz no Android. Permite gerir a que recursos cada App tem acesso, e evitar usos indevidos não autorizados. Também conta com uma sempre prática "blacklist" para bloqueio de chamadas e mensagens de números indesejados.
Os profiles também são úteis enquanto integrados no sistema operativo. Deixamos de depender de Apps de terceiros para obter a mesma funcionalidade. Da mesma forma, também temos acesso a uma feature que normalmente não está presente nas ROMs AOSP: Theme Engines. Sim, agora já podem usar os Themes da Cyanogen, disponíveis na PlayStore (mais informação aqui).
O File Manager foi outra surpresa agradável: a inclusão de um gestor de ficheiros numa ROM costumizada e com root é um must, e este apesar de muito simples está bastante bem conseguido e eficiente. O Live Display permite dispensar apps de regulação automática da tonalidade, cor e brilho, de modo a permitir leituras nocturnas sem interferir com o sono, por exemplo. Funciona de forma muito semelhante à app Twilight.
O resto deixo para os leitores descobrirem nas dezenas de opções e configurações adicionais.
Fiquem com uma colecção de imagens que mostram algumas das novas opções nesta versão.
Mais uma vez, um agradecimento especial ao Anderson Aragão pelo esforço e dedicação colocadas neste excelente projecto.
por: António Rodrigues
Para quando uma versão para o LG G3
ResponderEliminar