2015/04/03

Os projectores Laser do IMAX digital


A abertura da sala IMAX no MarShopping (finalmente) é a oportunidade perfeita para que se espreite sobre o que se passa nos bastidores e diferencia uma sala IMAX das salas normais.

Actualização: já temos "review" da sala IMAX. ;)

No tempo da película, não havia dúvidas: quanto maior a área da película melhor a qualidade. E por isso os filmes de 16mm deixavam para trás as filmagens caseiras em 8mm, e os filmes em 35mm permitiam criar experiência cinematográficas de luxo... que no entanto eram eclipsadas pelo IMAX e a sua película de 65mm! Para se ter uma ideia do que isto representa em termos de resolução, um frame de 35mm tem cerca de 6000 linhas de resolução; um de 65mm eleva isso para as 18000 linhas(!) - ficando assim esclarecido a diferença que isto representa para o "digital" (claro que há outros factores que pesam, como o facto da maioria dos filmes em película serem cópias que não tinham esta resolução dos "masters", para além de todos os problemas inerentes a um suporte físico analógico e de projecção mecânica.)

Poderá por isso ser também um pouco surpreendente que no IMAX digital se tenha passado a usar uma resolução... 2K - equivalente à que temos num televisor Full HD - e numa altura em que alguns cinemas mais recentes já começaram a apostar em resoluções 4K (que também já começam a ficar a disposição do grande público).


Só que o IMAX quer diferenciar-se por aspectos que vão para além da resolução, e que passam por coisas como um campo visual mais abrangente que o de uma sala de cinema normal; e a garantia de uma qualidade superior do som e imagem (algo que deveria ser obrigatório em todos os cinemas - a começar por aqueles que usam os projectores com lâmpadas tão gastas que parece que se está a ver um filme com óculos escuros). Para garantir que não há falta de brilho, quer em 2D quer em 3D, o IMAX usa dois projectores!

E felizmente, o IMAX está também a actualizar-se para fazer com que também a resolução e qualidade de imagem melhore ainda mais - como poderão sentir aqueles que tiverem oportunidade de ver os seus mais recentes projectores Laser (que infelizmente por agora parecem estar instalados apenas num conjunto ultra-limitado de salas IMAX.)

Com estes novos projectores, é possível obter uma imagem que supera a qualidade 4K, uma vez que estão calibrados e alinhados de forma a que os pixeis de um preencham os intervalos do outro - e que para além disso também permitem criar uma imagem "HDR", onde é possível manter o detalhe nas cenas escuras, mesmo que noutra parte do ecrã existam elementos com o máximo de luminosidade.

Outro aspecto que nos mostra ao ponto que vai a intenção de manter a qualidade "da marca", todos os projectores estão repletos de sensores e ligados em tempo real a uma central de monitorização que se encarrega de garantir que tudo está a funcionar como é suposto, e que poderá detectar problemas antes que estes se tornem "problemáticos" - e que incluem câmaras apontadas para a tela, e microfones para garantir que o som está "perfeito".


Com um preço de 10 euros por bilhete, não será propriamente fácil convencer uma família de 4 elementos a ir semanalmente ao cinema... Mas para quem quiser ver cinema "como deve ser", sem dúvida que o maior problema vai ser regressar a uma sala de cinema normal depois de ter espreitado um filme numa sala IMAX.

1 comentário:

  1. Só um pormenor que pode estragar por completo a experiência: se o filme não estiver devidamente preparado para se ver próximo do ecrã, nunca deviam vender bilhetes para as primeiras filas...

    ResponderEliminar