2015/04/29

Reino Unido ordena bloqueio do Popcorn Time


O Reino Unido - e entidades anti-pirataria - parecem continuar alheados do impacto nulo que o bloqueio dos sites pirata tem tido, e continuam a insistir na mesma táctica e anunciando cada novo bloqueio como uma grande vitória: a última das quais recaindo sobre o popular Popcorn Time.


O Popcorn Time junta-se à lista crescente de sites bloqueados pelos ISPs britânicos por imposição do tribunal - com a ordem de bloqueio dos domínios: popcorntime.io, flixtor.me, popcorn-time.se, entre vários outros. Bloqueios que, como bem sabemos, a esta hora já terão mil e uma formas de serem contornados, como demonstrado por todas as tentativas de bloqueio de outros sites considerados indesejados (como o Pirate Bay, que por cá também foi bloqueado, mas que continua a estar facilmente acessível).

Quantos mais anos será necessário para que a "indústria" perceba que a única forma de acabar com a pirataria não é tentar combatê-la, desperdiçando milhões e milhões sem qualquer efeito, como tem feito - mas sim torná-la obsoleta e desnecessária? Preocupem-se em reformular a palhaçada e autêntica "máfia" dos direitos de autor que insiste em restrições regionais para os conteúdos, num mundo onde todos os serviços deveriam estar disponíveis para todos por igual, e deixem de querer fazer o impossível.

É que com tanta perseguição e bloqueio, a única coisa conseguem é incentivar ao desenvolvimento de novos sistemas e ferramentas, cada vez mais descentralizados, e que farão com que em breve não exista nenhum "alvo" a que possam apontar a mira para bloquear - e que torna a pirataria ainda mais fácil e atractiva para os utilizadores... especialmente para aqueles que há muito que pedem que os deixem pagar pelos serviços legais que existem "ali ao lado", mas que tardam em chegar cá.

4 comentários:

  1. Eu pergunto-me como é que se consegue bloquear uma aplicação de código aberto que está a ser desenvolvida numa plataforma distribuída...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e tambm nao precisa de servidores dedicados pois nao? os sites popcorn apenas apresentam a app para download certo? depois é tudo p2p, ou usa algum servidor central para sincronizar as coisas?

      Eliminar
    2. Eu pergunto-me é quando é que eles tiram as palas dos olhos e começam a ver a realidade?
      Não tarda muito estão a bloquear o uso de olhos a menos de 10m de um monitor, não vá a pessoa ter boa memória e recordar imagens com direitos de autor... bah...

      Eliminar
  2. Na minha opinião, de futuro a web vai passar a ser descentralizada, á semelhança do p2p.

    ResponderEliminar