2015/04/16

Siri russa é homofóbica?


O recentemente lançado iOS 8.3 expandiu as capacidades multilingue da Siri, que passou a falar e perceber Português (do Brasil) e outras línguas; mas no caso do Russo isso parece ter sido acompanhado por uma mudança de atitude relativamente a questões homossexuais.

Um utilizador russo actualmente a viver no Reino Unido descobriu que fazer perguntas relacionadas com temas homossexuais, como pesquisa sobre coisas como clubes gay nas redondezas ou como registar um casamento homossexual resulta em respostas reprovadoras da Siri.

Uma atitude um pouco estranha, pois se seleccionarmos a língua da Siri em inglês, as respostas são dadas sem hesitações e sempre com a "simpatia" habitual. Situação que começou a levantar suspeitas de que tivesse havido uma censura deliberada destes temas, que têm sido perseguidos e reprovados a nível governamental na Rússia - que até proíbe o acesso deste tipo de informação a menores de 18 anos.

Entretanto, a Apple já veio dizer que se tratava de um bug e que já o tinha corrigido, mas ainda assim há quem mantenha as suspeitas de que se tratava de um "bug" demasiado estranho... como se pode comprovar pela última resposta do vídeo.

2 comentários:

  1. A siri nao usa a net como base de dados? O que ela encontra em russo é isso é isso que responde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para se negar a dar respostas, ou dar a resposta que vemos no final, não. :)

      Eliminar