2015/05/25

Como fazer o streaming de torrents diretamente no VLC


Serviços como o Popcorn Time tornaram-se em sucessos instantâneos por permitirem ver torrents directamente sem necessidade de os descarregar primeiro. Esse sucesso fez também com que rapidamente sejam perseguidos e encerrados, mas para quem não quiser estar dependente de serviços de terceiros, pode tratar de arranjar a sua própria solução para poder ver vídeos em BitTorrent directamente no seu VLC, como nos explica o Bruno Miguel.

Os torrents continuam a ser uma das formas mais populares de aceder a conteúdos multimédia online. A série Game of Thrones é um exemplo da popularidade desta rede P2P. Na primeira semana após a estreia da quinta temporada, mais de 32 milhões de pessoas já tinham descarregado os primeiros quatro episódios que alguém colocou online.

Para além da forma dita normal, que envolve descarregar os conteúdos usando programas como o utorrent, existem aplicações como é o caso do PopcornTime. Este programa permite ver filmes e séries enquanto o download está a ser feito . É como quando se vê um vídeo no Youtube; quando o abrimos, ele começa a passar enquanto está a carregar, algo que não acontecesse se usarmos o utorrent, pois temos que aguardar que o download termine para depois acedermos ao conteúdo descarregado.


Se o PopcornTime, por qualquer motivo, não for opção, há uma outra possibilidade chamada Peerflix. Este software é um cliente para o Node.js que permite fazer o streaming de torrents para o VLC. Aliás, este utilitário também faz parte do núcleo do PopcornTime.

Para o utilizarem, o primeiro passo é instalar o Node.js. Existem muitos tutoriais a explicar como o fazer, por isso não me vou alongar nesta parte. De seguida, devem descarregar o Peerflix. Tanto o podem fazer diretamente do Github, como através do NPM: npm install -g peerflix.

Assim que esta aplicação estiver instalada, podem usá-la com links para ficheiros torrents ou ligações magnet. Deixo um exemplo:

peerflix --vlc "magnet:?xt=urn:btih:88594AAACBDE40EF3E2510C47374EC0AA396C08E&dn=big+buck+bunny+1080p+30fps&tr=udp%3A%2F%2Fopen.demonii.com%3A1337%2Fannounce"

A opção --vlc diz ao Peerflix para abrir automaticamente o vídeo no VLC assim que o download iniciar.

Se utilizarem este exemplo, vão fazer streaming, através do protocolo BitTorrent, do filme Big Buck Bunny, sem terem que aguardar que o download termine.


[Por Bruno Miguel]

4 comentários:

  1. O problema é quando têm poucos seeds e do outro lado alguém se desliga... ficas com o filme a meio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, no popcorn time a história é a mesma, se for um filme que já tem poucas seeds não dá para ver.....

      Eliminar
  2. Não estou a ver a vantagem deste peerflix... eu uso normalmente o qBitTorrent com opção "Download sequencial" e desde q tenha bom debito (>200KB) dá para visualizar com o VLC pouco tempo depois do download começar.. Ou seja mesmo q o tempo de download vá demorar 1hora, eu consigo ver o filme durante o download.. E se o download for interrompido posso sempre voltar a ver apartir da parte onde parou (usando a combinação CTRL+setas)

    ResponderEliminar
  3. Quando as seeds são poucas, não há cliente bittorrent que nos valha.

    ResponderEliminar