2015/05/14

Google adopta novo sistema de login com password "separada"

Os utilizadores dos serviços Google poderão notar que houve alterações na página de login nos serviços do Google, com a primeira página a pedir apenas o email de utilizador. E como em qualquer alteração que se faça... já se levantam as críticas contra este sistema.

Em vez da página habitual que nos pedia o email e password, este novo sistema separa o processo em dois passos separados: primeiro pedindo o email; e só depois pedindo a password (e posteriormente pedindo o código adicional, caso tenham a autenticação 2-factor activada).

O Google diz que assim fica preparado para soluções futuras que complementem a segurança das passwords, e que facilita o processo para quem use múltiplas contas Gmail (assim como o caso de acederem a secções que necessitem de autenticação adicional, como quando entram em partes mais "perigosas" das definições da vossa conta.)

No meu caso, devo ter sido uma "cobaia" para este sistema, pois já o estou a usar há vários meses (e pensava que já tivesse activado para toda a gente). A mim não me chateou nada, mas quem estiver a usar programas de gestão de passwords poderá ter que esperar por uma actualização que passe a contemplar esta alteração do processo de login do Google.

Se utilizam o Google, já vos aparece este novo sistema? E se sim... o que acham dele?


Actualização: o Google já resolveu a situação deste novo sistema permitir ver a foto associada a qualquer utilizador com conta no Google.

7 comentários:

  1. Por acaso reparei ontem nisso.
    Não me incomoda, nada contra, por enquanto.

    ResponderEliminar
  2. Não incomoda nada. Chateia-me mais o Chrome bloquear as minhas próprias extensões só porque não as coloquei na loja, são para uso pessoal. Devia dar para "ignorar", alguém sabe de alguma opção para isso?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se descobrires avisa. :/

      Eliminar
    2. Vê se isto ainda funciona (carregá-las em developer mode.)
      http://stackoverflow.com/questions/24577024/install-chrome-extension-not-in-the-store

      Eliminar
    3. Nop, aparece o aviso na mesma. Em tempos havia uma forma de editar uma whitelist do chrome, mas não encontro o tutorial.

      Eliminar
  3. Não é mais seguro deixar a sessão "aberta" em vez de andar todos os dias a meter a password?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais seguro é usar o código adicional 2-factor. :)

      Eliminar