2015/05/14

Microsoft revela todas as edições do Windows 10 e o regresso do Windows Mobile


A Microsoft pode estar a anunciar o Windows 10 como plataforma unificadora e universal para todos os formatos, mas agora ficamos a saber que continuarão a existir edições difenciadas do Windows 10, com fartura.

A Microsoft já foi muitas vezes criticada pela quantidade exagerada de versões que disponibiliza dos seus sistemas operativos (muitas vezes confundindo o público e removendo opções desejadas das versões consideradas "caseiras"), e esperava-se que o Windows 10 pudesse finalmente por um ponto final nessa questão. Mas parece que a tradição falou mais alto, e continuaremos a ter múltiplas edições do Windows 10.

Assim, esperem continuar a ver o Windows 10 em versões Home e Pro, a que se juntam as versões Enterprise e Education, assim como o Windows 10 Mobile e Windows 10 Mobile Enterprise (ao menos desta vez não temos um Windows 10 Ultimate).

Mais uma vez, a MS "afina" as funcionalidades de cada edição em função das supostas necessidades para cada ambiente. E se podemos compreender isso a nível do sector empresarial para grande volume, continuamos a não perceber porque motivo a MS acha que um utilizador "caseiro" não poderá querer ligar-se remotamente ao seu computador de casa... funcionalidade que apenas fica disponível na versão Pro (bem sei que não faltam alternativas para fazer este tipo de coisa, mas é sempre chato haver Windows de pleno direito, e outros Windows "castrados.)


Também curioso é ver o regresso do Windows "Mobile", depois da tentativa de distanciação do Windows Mobile "original" com o Windows Phone e RT. Sempre disse que Windows Mobile fazia mais sentido que tentar separar os segmentos phone/tablet; e parece ter sido necessária a morte do Windows RT para a MS chegar à mesma conclusão.


E para terminar, a Microsoft relembra que teremos actualização para o Windows 10 gratuita para os computadores com Windows 7 e Windows 8 ("elegíveis", onde se assume que isso queira dizer, com Windows legítimos) que a façam durante o primeiro ano. Aqui, a grande questão será qual o preço "oficial" que o Windows 10 irá custar sem este upgrade gratuito... sendo que me parece que também vão perder a oportunidade flagrante que teriam para para acabar com a questão da pirataria, colocando o Windows 10 Home a preço simbólico (ou até gratuito).

1 comentário:

  1. windows mobile e windows 10 mobile não é a mesma coisa
    seria algo semelhante a ubuntu touch e touch ubuntu
    completamente diferente!!

    ResponderEliminar