2015/05/29

Google ensina novos truques ao Chromecast


O Google ainda não revelou o sucessor do Chromecast (o que não deixa de ser uma boa opção - pois a ideia de ter um "receptor burro" será precisamente dispensar a necessidade de upgrades constantes), mas não esconde que quer mais developers a tirar partido dele, com o lançamento de novas APIs que permitem ampliar as suas funcionalidades.

O Google anunciou as novas APIs para o Google Cast, e que virão incentivar o uso do Chromecast e demais equipamentos compatíveis. Em vez de se limitar a ser um dispositivo que permite ver uma única coisa, estas novas APIs permitem criar sequências de conteúdos a ver em "cast", o que permite ir carregando o próximo vídeo ou música enquanto o anterior ainda está a terminar, para uma sequência ininterrupta e sem paragens.

Mas talvez ainda mais interessante é a aposta na vertente de jogos multiplayer partilhados num televisor. O Chromecast já tinha a capacidade de funcionar como ecrã secundário para jogos, mas agora o Google adiciona novas funcionalidades que simplificarão a criação de jogos com grande número de jogadores, tratando automaticamente da sincronização entre todos - e não ficando esquecida a possibilidade de que um único smartphone ou tablet possa ser usado como controlador por múltiplos utilizadores.

Melhorias que irão ser certamente do agrado dos 17 milhões que já compraram os pequenos Chromecast do Google, e que poderão incentivar a que mais alguns milhões façam esse (pequeno) investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)