Quando se pesquisa por algo no Google temos direito no topo, os resultados "patrocinados" de quem está a comprar publicidade ao Google. E em breve, essa publicidade passará a mostrar também botões de compra.
Esta opção de mostrar botões de compra nos resultados das pesquisas não vai ser pacífica, e surge numa altura um pouco controversa, em que o Google enfrenta múltiplas investigações em várias frentes sobre potencial abuso da sua posição dominante. Com este novo sistema, que por agora se focará apenas nas pesquisas feitas em dispositivos mobile, o Google passará a ter maior controlo sobre o processo de venda. Em vez do clique direccionar imediatamente para o anunciante, o processo ficará inteiramente a cargo do Google, que apenas redireccionará a venda para o comerciante respectivo.
É uma solução que muitos vêem como a resposta do Google à Amazon, permitindo a compra fácil de produtos... mas os comerciantes poderão não apreciar muito este sistema, que faz com que os clientes nem sequer visitem as suas páginas (onde poderiam ver outros produtos e possivelmente comprar mais coisas), nem tão pouco ficam com os seus dados (sobre o que andaram a ver, se desistiram da compra, etc.), nem sequer com os dados de pagamento - que também é tratado pelo Google.
Embora o sistema até possa dar mais confiança aos utilizadores, facilitando o processo de compra, a grande questão é se isso será suficiente para fazer com que os mesmos optem por comprar através do Google - uma empresa que não tem tradição de estar disponível para lidar com "problemas" - em vez de usar a Amazon ou outras, que poderão dar melhores garantias a esse nível.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)