2015/05/18

Microsoft revela que temos período de atenção inferior ao dos peixes


A tecnologia tem muitas coisas positivas, mas também pode ter um impacto negativo em todos os que não conseguirem resistir às suas "tentações", e que podem fazer com que a nossa capacidade para nos focarmos numa tarefa esteja constantemente a ser interrompida.

A Microsoft realizou um estudo no Canadá sobre a capacidade dos participantes se concentrarem numa tarefa, e os resultados não são nada animadores. Enquanto que no início do século uma pessoa conseguia, em média, manter-se 12 segundos atenta a algo; bastaram 13 anos para fazer com que esse valor baixasse para apenas 8 segundos - que para ficar em perspectiva, representa 1 segundo a menos que um daqueles peixinhos dourados que muitas vezes vemos nos aquários.

E não se pense que o estudo era facilmente enganado, pois os resultados também eram comprovados por electroencefalogramas, para averiguar realmente a "atenção" dos participantes.

São resultados preocupantes, e que se pensa serem derivados da existência dos smartphones e do "vício" das redes sociais... mas felizmente há também uma parte positiva. Se é certo que se torna mais difícil permanecer atento a uma tarefa durante mais que alguns segundos, esta redução vem acompanhada de uma melhor capacidade para fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo e focar a concentração em curtos períodos.

O que o estudo não avaliará são as "boas maneiras"... pelo que nessa área caberá a cada um ter o bom senso de, quando está com amigos ou família, dedicar-lhes o seu tempo e deixar o smartphone para mais tarde. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)