2015/05/27

Novo bug permite crashar app de mensagens no iPhone com uma simples mensagem


Poderá causar uma sensação de déjà vu, mas parece que há realmente outro bug que pode causar o crash da app de mensagens do iOS (ou do próprio iPhone) mediante o envio de uma simples mensagem com uns caracteres especiais.

Não é a primeira vez que este tipo de bug aparece, mas parece confirmar que mesmo a simples apresentação de texto numa app pode causar mais dores de cabeça do que se imaginaria. Graças a este bug, qualquer pessoa que envie uma sequência específica de caracteres para um iPhone, via iMessage ou SMS, fará com que o destinatário se arrisque a ter um crash no iPhone, ou impossibilitar o acesso à app de mensagens (nalguns casos, continua a ser possível aceder à app, mas ficará extremamente lenta.)

[a sequência de texto que causará estes problemas]

Felizmente, é relativamente simples resolver o problema, bastando que se envie ou receba uma nova mensagem na mesma comunicação para que tudo volte ao normal - embora isso nada faça para resolver uma situação onde alguém esteja a enviar esta mesma mensagem repetidamente. A Apple tem reagido de forma relativamente rápida na correcção deste tipo de bugs, pelo que será de esperar que nos próximos dias os utilizadores de iOS vejam surgir uma actualização nos seus equipamentos.

Este caso volta a relembrar que talvez fosse melhor a Apple optar por uma solução ao estilo do que o Google fez com o Android, desprendendo este tipo de apps/serviços do sistema. Assim, em vez de esperarmos por uma actualização do iOS, bastaria à Apple disponibilizar uma actualização da app de mensagens.

Actualização: a Apple diz já estar a tratar de corrigir o problema - e entretanto a melhor forma de se livrarem do bug é simplesmente usarem a Siri para enviar uma mensagem para quem vos enviou este "presente".

Actualização 2: parece que afinal o problema se aplica mais apps, como o Twitter e Snapchat - com este último a crashar de forma permanente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)