2015/05/28

Samsung pede patente para portátil com dock para smartphone

A Samsung parece andar um pouco distraída, e ignorando os modelos transformáveis da Asus (e não só) apresenta uma patente para permitir a utilização de um smartphone como portátil, encaixando-o numa dock com teclado, bateria e ecrã.

A ideia é idêntica dos transformáveis da Asus (como o Padphone), mas tem de facto algumas diferenças interessantes. Nesta proposta da Samsung, o smartphone - que continuaria a ser o cérebro do sistema - continuaria a ter o seu ecrã visível e acessível, mesmo quando colocado na dock de portátil.

Segundo a Samsung, o smartphone teria a capacidade para mudar de sistema operativo, correndo o Windows no "portátil" enquanto no seu ecrã poderia continuar Android ou Tizen. E na prática vem apenas dar mais algumas esperanças a todos os que há muito esperam poder usar o seu smartphone como computador principal.


Resta saber se isto alguma vez se irá concretizar. Este tipo de sistemas com encaixes físicos parece-me ser sempre bastante limitado (muda-se o design no ano seguinte, e lá se vai a compatibilidade), pelo que acredito que estes sistemas só ganhem tracção quando se recorrer a ligações wireless, que tornem irrelevante a necessidade de uma dock com encaixe físico, ou quando sistemas tipo o Ara nos trouxerem sistemas de encaixe standard que possam garantir maior longevidade.

... E isto sem considerar a possibilidade de este tipo de sistema se tornar irrelevante devido aos sistemas de sincronização que fazem com que a informação entre dispositivos móveis e desktops seja feita de forma cada vez mais automática e transparente.

3 comentários:

  1. eles bem que podiam por o encaixe do telefone por baixo do teclado e serviria de touchpad (million dollar idea)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e depois obrigavam a compatibilidade de Laptop Samsung + Smartphone Samsung e o pessoal acabava sempre a comprar na marca. Grande ideia mesmo. :D

      Eliminar
    2. ai já se sabe, ligações proprietárias sempre, não se estamos aqui a dar dinheiro aos outros

      Eliminar