2015/05/28

Notícias do Dia

No dia da abertura do Google I/O, o Google começa também a dar-nos respostas antes de terminarmos as perguntas; o Reino Unido ordena o bloqueio de sites de partilha de ebooks; a Lenovo mostrou um smartwatch com ecrã de espreitar e um smartphone com projector touch; vimos como se pode deixar um comentário no AadM (e não só) sem recear ver o texto desaparecer; e um pequeno robot que troca a inteligência artificial pela inteligência real.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que já foi publicada mais uma pergunta para o gadget da semana - um projector estelar - e que é já este sábado que temos mais um dos nossos meetings francesinha, onde para além do convívio habtual, iremos também ficar a conhecer os vencedores dos nossos prémios do mês. :)

Google aumenta integração com apps no iOS

O iOS pode não facilitar a integração entre apps de modo tão abrangente como no Android, mas isso não tem impedido o Google de o fazer. Quem usar as apps do Google já se terá apercebido que se pode saltar entre as apps de forma quase imperceptível (abrindo um link no Google Search ou nos Hangouts pode levar-nos para o Chrome, e de lá podemos regressar à app onde se estava) - e agora o Google quer expandir isso muitas mais apps.

Ao fazermos pesquisas, os resultados poderão levar-nos directamente para dentro de outras apps que não sejam do Google, e delas teremos a possibilidade de regressar ao Google Search. Algo que, tal como se há muito se previa, vai ajudando a eliminar as fronteiras entre web e apps.


Apple trabalha na sua resposta ao Google Now



A Apple está a preparar a sua resposta ao Google Now com o projecto "Proactive". Um projecto que pretende fazer com que os iOS possa disponibilizar todo o tipo de informação que será útil para o utilizador, de forma... pro-activa, à semelhança do que o Google Now faz.

Não é um objectivo fácil de concretizar, pois é necessário cruzar informação de múltiplas fontes, para além de ter conhecimento dos interesses dos utilizadores (algo que o Google consegue fazer de forma mais abrangente que a Apple) - mas, será algo indispensável para que os dispositivos mobile se tornem nos assistentes que realmente desejamos (e que nos poupem tempo em vez de nos fazerem perdê-lo! :)


Lenovo lança a sua alternativa ao Chromecast



Para além de alguns gadgets mais futuristas, a Lenovo apresentou também o seu Lenovo Cast, que poderemos considerar como a sua resposta (tardia) ao Chromecast do Google. Basta ligar esta "rodela" a um televisor para podermos enviar para lá vídeos e músicas, ou usá-lo como segundo ecrã. Relativamente ao Chromecast tem a vantagem de já suportar WiFi Dual-band, mas também custa $50 em vez dos $35.

Para além disso... é preciso ter em conta que o Google I/O está prestes a iniciar-se, e espera-se que lá seja anunciado o sucessor do Chromecast.


Investigadores ensinam robots a deslocar-se quando sofrem danos


Quando um animal sofre um ferimento que afecta o seu modo de locomoção, adapta-se de forma imediata e instintiva, por forma a poder deslocar-se "da forma que for possível". Nos robots, a coisa é mais complicada, pois apenas fazem aquilo para que forma programados. E foi precisamente por isso que investigadores se dedicaram a criar um sistema que permite aos robots adaptarem-se a qualquer dano, permitindo que continuem a deslocar-se mesmo quando alguma das suas patas fica inoperacional, usando métodos de tentativa e erro até descobrirem uma forma que funcione.





Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. Preferia muito mais que o Google Now fosse mais parecido com a Siri xD (são assistentes com propósitos diferentes mas a Siri está muito mais bem conseguida e natural do que o GNow)

    ResponderEliminar