2015/05/02

Serviço da Microsoft identifica sexo e idade pelas fotos


Dos laboratórios de pesquisa da Microsoft sempre surgiram projectos interessantes (Kinect, Illumiroom, e mais recentemente o Hololens) e agora volta a surgir que irá intrigar a maioria das pessoas: um projecto que coloca uma máquina a identificar o sexo e idade das pessoas numa foto.

Já sabemos que os computadores são péssimos a reconhecer elementos numa imagem (embora tenham vindo a melhorar bastante de ano para ano), e a tarefa de dizer se um rosto é masculino ou feminino não é tarefa fácil. Mais complicado ainda será tentar atribuir-lhe uma idade, algo que a maioria das pessoas poderá fazer de forma razoável (eu devo ser das excepções, pois sou péssimo a adivinhar idades) mas que para uma máquina se poderia pensar ser uma tarefa quase impossível. Só que afinal não é impossível, como nos demonstra este How Old da Microsoft.

Este serviço foi feito como uma demonstração das capacidades do Project Oxford, que usa a potência da cloud Azure da Microsoft para fazer coisas como o reconhecimento de rostos, de voz, e de imagens, e poderá surpreender-vos ao revelar-se bastante certeiro.

Podem seleccionar entre múltiplas fotos para verem os resultados da detecção, e se não forem paranóicos com a questão da privacidade, poderão também enviar as vossas próprias fotos. Na maioria dos casos, os resultados apresentados não fogem muito da realidade... mas claro que também há casos onde a detecção falha completamente, com apresentação de uma idade que "não tem nada a ver"... ou até casos em que nem sequer o sexo da pessoa é detectado correctamente.


O que importa é que nos pode dar uma pequena amostra das coisas que se vão tornando possíveis: imaginem isto aplicado a publicidade dinâmica numa loja, espreitando as pessoas que vão entrando, e apresentando publicidade adequada à respectiva classe etária e género. Só não se lembrem é de usar isto para tentar restringir ainda mais aqueles conteúdos na internet que nos obrigam a meter uma data à sorte para dizer que temos mais de 18 anos para ver conteúdos considerados violentos... senão obrigarão os utilizadores mais novos a ter uma foto dum "velhote" por perto, para meter em frente à câmara para passarem o teste. ;P

1 comentário: