2015/06/27

IFTTT Maker Channel expande as possibilidades para fora dos canais oficiais

O IFTTT é um serviço tão versátil que até se torna complicado explicar "tudo o que pode fazer". Mas por muito que faça, poderá parecer um pouco redutor deixar-nos usar apenas os eventos e canais de outros serviços com que tem parcerias. Felizmente é algo que se pode resolver com este Maker Channel.

O IFTTT é um serviço que funciona à base de "receitas". Podemos escolher eventos com origens em qualquer uma das suas centenas de canais/serviços disponíveis, e realização acções também sobre esses mesmos canais.

Por exemplo, o canal Gmail tem como eventos coisas como "novo email recebido", "novo anexo recebido", "novo email enviado por X pessoa", etc.; e como acções a possibilidade de se enviar um email. Combinando isto com outros canais, por exemplo, o de localização no Android ou iOS, torna-se super-simples criar algo como "sempre que sair de casa enviar um email para determinada pessoa a dizer que saí" (útil, por exemplo, para alertar membros da família) - ou de forma idêntica, receber um email de alerta caso o vosso Android esteja a ficar com a bateria fraca.

... Por esta altura já estarão a começar a ver o tipo de potencialidades que este serviço permite. No entanto, temos a tal questão de estarmos limitados aos canais disponíveis, mesmo sendo já perto de 200, certo? Bem... nem por isso.


O canal Maker é um canal especial, que dá aos utilizadores mais avançados a possibilidade de usarem o IFTTT com outros serviços que não estão lá disponíveis de forma oficial. Com este canal torna-se possível interagir com qualquer outro serviço que aceite ou envie web requests, abrindo todo um novo mundo de possibilidades.

Por exemplo, talvez tenham colocado um Raspberry Pi em casa a monitorizar o consumo eléctrico (ou temperaturas, ou até a fazer videovigilância). Com este canal, poderão facilmente integrar o vosso Raspberry Pi com o IFTTT de modo a automaticamente ganharem acesso a todas as funcionalidades que ele permite - quer seja algo como enviar as temperaturas para uma folha de cálculo do Google Docs, para registo automático na cloud; como fazer acender umas luzes Philips Hue com cor em vermelho para sinalizar alguma situação anormal ou de alarme.

E obviamente também podem fazer a coisa no sentido inverso, podendo disponibilizar acções que serão realizadas pelo o vosso próprio sistema: por exemplo, podiam usar um Raspberry Pi para fazer conversão de texto para voz; e depois usarem o IFTTT para enviar determinadas notificações para o vosso canal Maker personalizado, que faria o vosso Raspberry Pi lê-las em voz alta em vossa casa.

Mas, não pensem que isto se limita apenas a interacções com o hardware... desde que um serviço faça ou receba we brequests, poderão utilizá-lo neste canal.


Enfim... o tal mundo de possibilidades que é demasiado grande para se conseguir explicar! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)