2015/06/27

Investigadores criam Hidrogénio de forma ultra-eficiente


Sempre que se fala da possibilidade de usar hidrogénio como fonte de energia limpa e renovável, surge a questão de que, para o gerar é necessário gastar enormes quantidades de energia. Mas pode ser que a revolução esperada esteja mesmo à porta, com um novo método que promete gerar hidrogénio de forma muito mais eficiente que os actuais.

Gerar hidrogénio é fácil... o problema é a eficiência com que se consegue fazê-lo. Investigadores da Stanford University revelaram um novo método que continua a recorrer à electrólise, mas que em vez do tradicional ânodo e cátodo de materiais diferentes, usa o mesmo material (um catalisador de níquel e óxido de ferro) e com os quais diz conseguir obter uma eficiência de 82% na conversão de electricidade em hidrogénio, muito superior ao que outros sistemas conseguem obter.

O interesse seria reduzido se este processo custasse uma fortuna, mas até aí as notícias são boas. Os investigadores dizem que o sistema é de custo extremamente reduzido e que poderia funcionar 24h por dia, 7 dias por semana sem qualquer problema.

Esperemos que efectivamente assim seja, e que rapidamente este sistema possa ser aplicado à geração de hidrogénio à escala industrial (com eficiências assim, já seria um bom sistema para aproveitar a energia solar em excesso durante o dia, direccionando-a para a produção de hidrogénio.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)