2015/06/27

O (quase) indestrutível disco do Hóquei


Quem é que já não sentiu a tentação de realizar todo o tipo de experiências por vezes "pouco recomendáveis" apenas para saciar a curiosidade de ver no que resultava? Felizmente a Internet trouxe-nos formas de ver as experiências que outros fazem... poupando-nos trabalho, e por vezes revelando o inesperado.

Há canais no YouTube que se dedicam a este tipo de testes extremos a todo o tipo de materiais produtos, sujeitando-os às ultra baixas temperaturas do azoto líquido, ou às abrasadoras temperaturas de uma bola de níquel incandescente. Os resultados são, quase sempre, os esperados... mas de vez em quando lá surge algo que parece desafiar as leis da física, como acontece com este disco de hóquei.

Já sabemos que estes discos têm que ser bastante resistentes para resistir a todo o tipo de pancadas e abusos que enfrentam durante os jogos. O que não sabíamos é que os mesmos parecem ser praticamente indestrutíveis, resistindo a bem mais do que seria esperado.





Mesmo depois de ser ultra-congelado, situação que deixa a maior parte dos objectos quebradiços, o disco continua a resistir sem problemas a todo o tipo de impactos; e mesmo quando tem que enfrentar a bola incandescente de níquel... nem sequer "transpira". Isso levou a que fossem testes ainda mais extremos, sujeitando-o a um infernal banho em termite... e... não é que mesmo assim ainda sobreviveu? (embora já com bastantes mazelas).


... Suspeito que tenha sido por tudo isto que no final a única opção foi fuzilar o pobre disco... tsk tsk...



E por fim... se tiverem curiosidade em saberem como é que estes discos são feitos... também se arranja. Por mim, só sei que quero que o meu próximo carro seja feito neste material! :)


2 comentários:

  1. lol se o teu carro for feito desse material vais sofrer muito com um acidente, pois o carro ao amolgar absorve parte da energia que,caso contrário, seria transferida para ti=p

    ResponderEliminar