2015/06/27

Pele CGI 3D mais realista que nunca


A tecnologia actual permite criar objectos em 3D com um realismo que já torna muito complicado distinguir os pixeis criados por computador pelos que pertencem à realidade; mas quando se trata de criar personagens humanos, continua a haver sempre "algo" que nos chama a atenção para que não é uma pessoa real... mas vamos ficando cada vez mais perto.

Investigadores dedicaram-se a recriar digitalmente a pele humana, e os resultados são surpreendentes. Tradicionalmente, a pele de um personagem digital limita-se a uma textura, e por muito realista que possa parecer, depressa mostra a suas limitações, pois mantém sempre o mesmo aspecto quando sujeita a deformações.

Com este novo sistema, é possível recriar os diferentes tipos de deformação simulando as microestruturas da pele. Coisa em que habitualmente nem reparamos, de tão natural que é, mas que na sua ausência contribui para causar a tal sensação de estranheza e não naturalidade que atribuímos aos "bonecos" 3D que tentam parecer reais.

... Mais alguns anos, e definitivamente será bastante complicado distinguir uma pessoa real de uma animação 3D gerada por computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)