2015/06/15

Philae regressa à vida e comunica com a Terra


Ainda há dias falávamos que, mesmo após sete meses sem comunicações, continuava a busca pelo pequeno Philae perdido algures no cometa que tem sido observado pela sonda Rosetta; e eis que subitamente, o mesmo deu sinal de vida.

Para grande surpresa (e agrado) dos cientistas, o Philae conseguiu comunicar com o seu centro de comando no passado dia 13 de Junho. A comunicação apenas durou 85 segundos, mas foi suficiente para se receberem mais de 300 blocos de dados que permitem ir ficando com uma melhor ideia do que terá acontecido, assim como medições científicas sobre o cometa.

Segundo a ESA, o Philae está dizer que está "bem de saúde" e com energia nas baterias, e os registos mostram que esta não é a primeira vez que tentou comunicar com a Terra (usando a sonda Rosetta como retransmissor). Ainda existem mais de 8000 blocos de dados na sua memória que precisarão ser transmitidos para se ficar com uma melhor imagem do que terá acontecido e da sua situação actual, mas estes dados permitem aliviar um pouco aqueles que têm desesperado ao longo dos últimos sete meses.

Esperemos que as comunicações regressem em breve de forma regular, e que a ESA nos possa explicar um pouco mais em detalhe a incrível aventura do Philae - e claro, conseguir cumprir os objectivos que tinha de nos ajudar a perceber melhor aquilo que se passa nos misteriosos cometas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)