2015/07/27

Widget do Chrome no iOS dá acesso aos Beacons


A mais recente versão do Chrome para iOS veio com uma alteração que já está a dividir os utilizadores, mas a maior novidade será algo que poderá passar despercebida a quem não usar o seu widget: a integração com os beacons geolocalizados.


O Chrome 44 para iOS veio com os gestos de swipe para a esquerda/direita a fazer a função de navegar para a página anterior/seguinte (em vez de mudar entre tabs, comportamento que era preferido por alguns utilizadores - e que agora só pode continuar a ser feito com o gesto de swipe na área superior onde está a caixa do url) mas a maior novidade será a integração do Physical Web com o widget do Chrome no iOS.

O Chrome para o iOS já disponibilizava um widget que acelerava o acesso a uma nova página do browser ou uma pesquisa por voz, mas agora passa a mostrar também informação sobre os beacons que estiverem nas proximidades - e que acaba por ser uma forma de competir com os iBeacons da Apple na sua própria plataforma.


Embora o uso de beacons ainda seja relativamente incomum, é algo que irá ter crescimento explosivo ao longo dos próximos tempos. Com eles, a interacção com o tal "mundo físico" será facilitada, permitindo coisas como a informação e acesso a promoções, o check-in em restaurantes, ou até coisas bem mais práticas como o pagamento de bilhetes ou parquímetros.

Para lhes darmos uso, bastará puxarmos a secção das notificações e widgets, e no widget do Chrome surgirão as funções dos beacons que tivermos por perto.

Novamente... será um bocado absurdo que não se assista a um sistema universal e uniformizado para esta tecnologia, que evitasse a palhaçada de depois termos beacons que poderão funcionar com Androids, e outros só com iOS; mas... eventualmente lá se chegará a esse ponto, espero eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)