2015/08/17

AT&T ajudou a NSA a espiar o mundo


Que os operadores de telecomunicações são obrigados, por lei, a ceder informações aos serviços de segurança e autoridades, isso já todos sabemos; no entanto parece que há operadores que estão mais predispostos a ceder "tudo e mais alguma coisa" mesmo que não o devessem fazer.

Os documentos revelados por Edward Snowden continuam a fazer estragos e a revelar a promiscuidade que a NSA tinha/tem com os operadores de comunicações, e revelam que a AT&T é um dos operadores que é "extremamente cooperativo" a enviar informações para a NSA.

Este operador foi o primeiro a enviar metadados da internet (como emails) para a NSA em 2003, e em 2011 foi também dos primeiros a enviar todos os metadados das chamadas. Fica-se também a saber que foi a AT&T que facilitou a monitorização das comunicações na sede das Nações Unidas em Nova Iorque (situação que já tinha sido revelada, mas sem que se soubesse qual foi o operador envolvido). São situações abusivas, mas que infelizmente foram legalizadas pelas sucessivas leis de "combate ao terrorismo", e que fazem com que os operadores estejam completamente imunes contra processos por cedência de todo o tipo de dados à NSA - dados que incluem também tráfego de internet que nem pertence directamente à AT&T mas sim a outros operadores, graças aos acordos de peering e de partilha de ligações.

Como sempre, a AT&T já respondeu a estas revelações dizendo que se limita a cumprir a lei e que só fornece dados às autoridades com ordem dos tribunais ou outros processos mandatários. Sendo que aqui o ênfase deverá ser colocado no "... outros processos", que deixam a porta aberta para tudo e mais alguma coisa.

O mais assustador será pensar que este tipo de situação se aplica a todos os operadores, em maior ou menor grau; o que em nada servirá para melhorar a relação de confiança entre operadores, autoridades, e cidadãos. Quanto muito, serve apenas para dar credibilidade a todo o tipo de teorias que normalmente se consideram "teorias de conspiração"... mas que aos poucos se vão revelando serem apenas a simples realidade que temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)