2015/08/21

Cerberus começou a cancelar contas vitalícias gratuitas


O Cerberus é uma das melhores e mais completas apps anti-roubo para Android, mas agora recorre a uma manobra que se arrisca a manchar permanentemente a sua reputação: cancelando as contas vitalícias gratuitas que tinham sido oferecidas em promoções.

Sempre fomos grandes fãs do Cerberus, e embora o seu custo fosse reduzido, não deixamos de alertar para as situações em que a app ficava disponível gratuitamente e para toda a vida. Mas agora, alguns desses utilizadores estão a deparar-se com uma mensagem inesperada, de que o seu período de experimentação gratuito está a terminar, incentivando-os a comprar a app para continuarem a poder utilizá-la.

Segundo informação do criador da app, não se trata de um erro, mas simplesmente de tentar corrigir o erro cometido há alguns anos, dizendo que é insustentável continuar a manter o serviço "para toda a vida" gratuitamente. Podemos compreender a situação, que também serve de alerta para todo o tipo de serviços que promete utilização "vitalícia", mas não deixa de ser uma situação muito chata para todos os utilizadores que se juntaram ao serviço tendo por base umas condições... que agora são mudadas de forma brusca e sem qualquer pré-aviso.

Para além disso, coloca-se a situação: tal como a situação é insustentável para quem não pagou... não será também para aqueles que fizeram um único pagamento e poderão - supostamente - utilizá-la para o resto da vida? E tal como já se deu o dito por não dito uma vez, não fica aberto o precedente para que volte a acontecer no futuro, voltando a mudar as condições a qualquer momento?

... Teria sido bem mais simpático ter contactado os utilizadores visados e explicando a situação (e por exemplo, oferecendo alguma condição especial para a aquisição da nova licença - que neste tipo de serviços devia ser uma anuidade e nunca um único pagamento). Desta forma, parece-me que a grande maioria perderá toda a confiança que tinha no serviço e passará a usar uma das opções gratuitas ou ficando-se pelo Android Device Manager que vem de origem no Android.

7 comentários:

  1. Ca bois. Por acaso reparei agora no aviso. Já lhes mandei um mail a perguntar como era. Estranhamente continuam a vender a app pelos mesmos 4,99€ na playstore com licença vitalícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... assim perdem a credibilidade... quem nos garante que no futuro não venham a fazer o mesmo para quem já pagou?

      Sinceramente, ficava muito mais descansado que passassem a anuidade (e nem me importava que assim fosse, desde que fosse um valor reduzido.)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Verdade. Já troquei uns e-mails com eles e aquilo que se diz pelo reddit ( de o dev ser tudo menos simpático e ter tato) parece verdade. Não parecem minimamente interessados ou terem noção de quanto esta má jogada os vai afetar. Eu disse no meu último e-mail que se tivessem sido corretos avisando e explicando a situação eu e outros milhares pagariamos sem problema. O problema foi a quebra de confiança. E parece-me que nem sequer terão a humildade de corrigir a situação

    ResponderEliminar
  4. Eu COMPREI minha licença a alguns anos.
    Recentemente apareceu uma mensagem no celular que minha licença expirou. Como pode isso?

    ResponderEliminar
  5. Eu gostaria de saber como faço para cancelar mimha conta no cCerberu..pois não quero mas pagar a taxa anual...!!

    ResponderEliminar
  6. O cerberus cancelou minha licença vitalícia, estou revoltado com eles

    ResponderEliminar