2015/08/31

Chrome começa a suspender publicidade em Flash automaticamente

Depois de ainda recentemente revelar as suas intenções para suspender a reprodução automática de vídeos, o Google dá mais um passo na luta contra os elementos em Flash supérfluos, passando a bloquear todos os conteúdos que não forem considerados importantes.

O Flash ganhou má fama e é actualmente desnecessário para todo o tipo de coisas em que normalmente era mal utilizado. E isso chegou ao ponto de agora o Chrome passar a suspender automaticamente os conteúdos em Flash, correndo apenas aqueles que considerar importantes - alteração que entra em vigor já amanhã (1 de Setembro).

Para muitos utilizadores, esta mudança não representará qualquer alteração - pois o recurso ao click to play era uma técnica que há muito recomendávamos.


Com esta alteração, o que muda é que o Click to Play passa a detectar automaticamente os conteúdos que forem considerados importantes. Por exemplo, um serviço de reprodução de vídeo poderá ter a janela central com o vídeo a ser executada em Flash, mas as dezenas de caixas em redor, com blocos de publicidade em Flash ficarão bloqueadas; sendo que têm sempre a possibilidade de clicar com o botão direito em cima delas para as executar se assim desejarem.

Em suma, trata-se de levar as vantagens do click-to-play a todos os utilizadores que ainda não o usavam ou conheciam; e para os que já conheciam, podem agora confiar no sistema de detecção do Google para os conteúdos importantes... ou darem um salto às configurações, e mudarem para o modo em que continua a ficar tudo sob o vosso controlo.

2 comentários:

  1. Será que isso tem alguma coisa a ver com o fato de ultimamente os vídeos no meu pc estarem a ser bloqueados ? Por vezes no lugar dos vídeos (no Youtube, etc.) apenas aparece um espaço preto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, quando algum conteúdo fica bloqueado vês uma caixa cinzenta a dizer para clicares lá para desbloquear.

      Eliminar