2015/08/31

T-Mobile à caça dos clientes que abusam das ligações "ilimitadas"


A oferta de tarifários ilimitados vem quase sempre acompanhada por asteriscos que tentam redefinir a noção de ilimitado, e na T-Mobile isso vem agora acompanhado pelo desejo de caçar e expulsar todos os clientes que abusam das suas ligações.

A T-Mobile é um dos poucos operadores que ainda fornece um tarifário mobile com dados ilimitados realmente ilimitados, mas não está disposta a tolerar abusos de alguns clientes (em número muito reduzido, dizem eles) que chegam a gastar 2TB de dados por mês.

Este operador disponibiliza dados ilimitados no smartphone, mas para utilização em tethering/hotspot define um limite de 7GB de dados, a partir do qual a velocidade dos dados é reduzida. O problema é que alguns utilizadores recorrem a técnicas para impedir esta contabilização dos dados em modo de tethering/hotspot, fazendo com que os dados continuem a ser contabilizados como "mobile sem limites", mesmo quando na realidade estão a ser utilizados por PCs ou outros dispositivos. E é precisamente este caso que o CEO da T-Mobile quer perseguir e expulsar do seu serviço, se não pararem de o fazer.


Mesmo sendo apologista de que os dados são dados e que não deveriam ser diferenciados entre "mobile e tethering/hotspot", reconheço que por agora haja a necessidade de distinguir os diferentes tipos de utilização e que se possa considerar excessivo alguém gastar quase 3GB de dados por hora, 24h por dia, 7 dias por semana, durante o mês inteiro (para atingir os 2TB referidos). Mas penso que que no futuro deverá deixar de o ser, assumindo-se que a evolução das redes mobile fará com que, eventualmente, seja disponibilizado tráfego mobile verdadeiramente ilimitado tal como acontece com as ligações fixas - se bem que até aí por vezes temos limites "secretos".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)