2015/08/12

Micro bateria poderá ficar dentro dos próprios chips


Para vivermos num mundo mobile há um componente essencial sem o qual não podemos passar: as baterias. É um componente que, tradicionalmente, não tem acompanhado a miniaturização da electrónica, mas isso pode estar prestes a mudar.

Hoje em dia podemos ter chips electrónicos hiper-potentes em tamanhos que se vão aproximando da dimensão dos próprios átomos, mas para os mantermos a funcionar sem estarem ligados a uma tomada eléctrica estamos dependentes da utilização de volumosas baterias. Mas isso é algo que em breve poderá mudar, graças a microbaterias construídas com recurso a sistemas holográficos.

Investigadores conseguiram criar baterias que podem ter tamanho microscópico, mas manter uma capacidade considerável (relativamente falando). Seria o suficiente para fazer com que um chip se pudesse manter operacional no caso do sistema ficar sem energia - ou no caso de troca da bateria principal, onde haveria interrupção de energia durante alguns segundos.

Outras áreas que poderiam tirar partido destas baterias seriam os dispositivos médicos e sensores wireless, cujo volume é muitas vezes definido pelo volume da bateria, e que com esta nova técnica poderiam ser miniaturizados para níveis microscópicos. Agora é só esperar que esta técnica eventualmente chegue a produtos comerciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)