2015/08/12

Verifica se o teu router foi infectado por malware


A maioria dos utilizadores estará consciencializado para os riscos do seu computador poder ser infectado por vírus ou malware, mas há outro elemento crítico em nossas casas que por vezes passa despercebido e também tem que ser verificado: o router.

Embora os atacantes não se importem em ganhar controlo sobre um computador, conseguir infectar um router acaba por ser ainda mais desejado, pois não só pode comprometer todos os equipamentos que a ele estiverem ligados, como é um dispositivo que muito menos pessoas se preocuparão em verificar.

Embora exista muito malware à solta que tenta infectar os routers (estima-se que existam milhões de routers comprometidos que integram botnets que cumprem as ordens de grupos de hackers maliciosos), uma das tácticas mais frequentes e fáceis de fazer consiste na simples alteração dos servidores DNS utilizados, e isso é algo que podem verificar usando uma ferramenta online como este Router Checker da F-Secure.


O router é responsável por definir os servidores de DNS que serão responsáveis por traduzir os nomes dos sites (como abertoatedemadrugada.com) para os respectivos endereços IP. Normalmente estes servidores pertencem ao operador de telecomunicações, ou de serviços de confiança, como o Google, OpenDNS, etc. Mas, se os atacantes conseguirem intrometer-se no processo, podem redireccionar esses pedidos para os seus servidores, fazendo que ao se visitar um qualquer site, na realidade se esteja a fazer passar a informação por outro site que pode interceptar os nossos dados.

Na dúvida, não custará nada agendar no calendário um evento mensal recorrente para fazerem uma destas verificações só para comprovar que continua tudo bem.


Depois, não te esqueças de testar também a tua velocidade de internet, só para garantir que o teu operador está a fornecer aquilo pelo qual estás a pagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)