2015/08/03

Reconhecimento automático de imagens já atinge níveis impressionantes


Ainda estamos a uma longa distância de podermos confiar cegamente nos computadores para identificarem imagens, mas isso não impede que os avanços que estão a ser feitos já consigam atingir resultados impressionantes (quando acertam).

Sistemas como o Google Photos vão-nos mostrando uma nova era em que, em vez de catalogarmos manualmente as nossas milhares de fotos, se torna possível pesquisar pelo nome das pessoas que queremos ver, ou objectos, ou locais. Mas no futuro isso parecerá ridiculamente limitado face ao que será possível fazer.

Já estão a ser explorados sistemas que conseguem catalogar automaticamente imagens com um nível de detalhe surpreendente. Na imagem no topo do artigo, a descrição criada por um destes sistemas diz que se trata de uma foto com "cinco jovens vestidos como zombies". Mas se acham que isso foi sorte, temos mais exemplos:

"Homem a usar o seu portátil enquanto o seu gato olha para o ecrã."

"Bolo e caneca de café colocados sobre um livro."


"Camião velho com relva a crescer à sua volta".


Claro que para cada caso que corre bem, existem outros que são detectados de forma completamente errada, relembrando-nos que a "inteligência" das máquinas ainda terá que evoluir bastante para realmente interpretar o que está numa foto - mas ainda assim, não deixa de ser assustador ver o que já se consegue fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)