2015/09/24

GelTouch quer adicionar relevo táctil aos touchscreens


Os touchscreens já se tornaram em algo completamente banal, mas há quem continue a trabalhar no sentido de lhes dar a dimensão que lhes falta: o relevo táctil.

Os touchscreens são bastante versáteis a nível de apresentação de informação e interacção com o utilizador, mas perdem o elemento táctil que se tem com elementos físicos como teclas e botões. Já temos visto alguns projectos que tentam ultrapassar isso usando películas capazes de criar algumas formas sobre o ecrã, permitindo que coisas com um teclado virtual passem a ter "teclas" que se possam sentir; mas este GelTouch promete maior versatilidade neste tipo de operação.

Este sistema recorre a um gel capaz de mudar de consistência conforma a temperatura, sendo transparente e quase líquido à temperatura ambiente, mas endurecendo quando se eleva a temperatura. Aumentando a temperatura em secções específicas do ecrã, é possível criar todo o tipo de elementos e padrões tácteis que se desejem.

Ainda haverá muito trabalho pela frente, tanto a nível de velocidade de operação (ainda demora vários segundos a fazer a transição entre os estados), como a nível de manter o gel transparente quando activado - pois de momento o aquecimento torna-o opaco, impedindo ver o que está no ecrã por baixo do "botão"; mas... é mais um passo no sentido de fazer com que os touchscreens venham a poder ser usados meramente mediante o tacto.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)