2015/09/24

Netflix sabe quando os espectadores ficam "viciados" numa série


Uma das vantagens que os serviços de streaming têm, é ter acesso a uma imensa quantidade de dados sobre as preferências dos seus utilizadores. Dados que permitem a serviços como o Netflix saber exactamente quando é que um dos seus clientes fica viciado em determinada série.

Tal como a Amazon tem dados sobre que páginas os utilizadores lêem nos seus Kindle, e se chegam ao fim dos livros; ou o Spotify sabe quais as músicas mais ouvidas por região ou hora do dia; também o Netflix recolhe dados que lhe permitem saber quais os episódios que são responsáveis por fidelizar um espectador a uma série, fazendo com que depois a acompanhe até ao fim.

Produzir uma série é uma proposta arriscada, pois a reacção do público pode ser imprevisível, e fazer com que algo que teoricamente deveria ter sucesso se torne num flop de milhões e milhões de dólares. Ter dados que permitam estudar o que faz um espectador acompanhar a série até ao fim torna-se portanto bastante valioso - e mais curioso será ver que os episódios responsáveis por essa fidelização variam bastante de série para série, e também de país para país.

Se séries como Suits, Breaking Bad e Scandal conquistaram os espectadores logo no 2º episódio, há outras que só o conseguem fazer bastante mais tarde, como Once Upon a Time e Blacklist (6º episódio), ou How I Met Your Mother e Arrow (8º episódio.) Quanto aos países, os holandeses parecem ter tendência para ficarem convencidos um episódio adiantado em relação à média, enquanto que os australianos parecem ser mais difíceis de convencer, necessitando de mais dois episódios que o resto do mundo.

Esperemos que da próxima vez que disponibilizarem este tipo de estatísticas, já possamos lá ver os dados sobre os hábitos de visualização de séries e filmes dos portugueses.

1 comentário:

  1. Esta é uma função das box s dos nossos operadores, como no meo que foi adicionada a função dos mais vistos usados os dados que são recolhidos pelo pelo meo de cada cliente.

    ResponderEliminar