2015/10/31

A resolução dinâmica de Halo 5 na Xbox One


Halo 5 já está a fazer-nos gastar os botões dos nossos gamepads e a dar continuidade à aventura que todos os fãs das Xbox têm acompanhado ao longo dos anos, mas desta vez temos também uma inovação técnica para manter os tão desejados 60fps: resolução dinâmica que varia automaticamente em função do que se vê no ecrã.

Longe vão os tempos em que as consolas eram lançadas com hardware que superava aquilo que o software conseguia fazer, e que nos iam maravilhando com jogos cada vez melhores, à medida que os developers iam aprendendo a tirar partido das suas capacidades. Nas consolas actuais, desde o momento que foram lançadas que o seu hardware já era relativamente limitado, nem sequer permitindo fazer tudo o que os developers pretendiam, como manter jogos complexos em Full HD a 60fps de forma contínua. Para lidar com o problema, em Halo 5 a solução foi usar uma resolução variável, que muda em função da quantidade de objectos que temos no ecrã (estima-se que varie entre 1152x810 e 1536x1080.)

O ideal seria termos a resolução total Full HD a 60fps, mas... não sendo possível, também acho que é preferível sacrificar alguma resolução para manter os 60fps, do que o oposto.

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