2015/10/20

Actuador pneumático "sem tubos"


Quando se trata de gerar energia mecânica para efectuar movimentos, as opções são muitas, mas nem sempre se conseguem combinar todos os requisitos desejados. Investigadores criaram um micro sistema pneumático que consegue libertar-se dos incómodos tubos.

Os motores eléctricos são bastante versáteis para todo um vasto conjunto de aplicações, mas há outras onde nada chega à maior suavidade de um sistema pneumático. O problema é que para isso se tem que contemplar a necessidade de um compressor de ar e tubos, que nem sempre (quase nunca!) são coisas que se desejem adicionar.

Para resolver o problema, investigadores criaram um curioso sistema que permite fazer um actuador pneumático sem recorrer a compressores ou tubos, tornando-se assim bastante atractivo para utilização em robots (e não só).

O "truque" é bastante simples, recorrendo a um sistema de electrólise que, usando electricidade, permite fazer a electrólise da água transformando-a em gás e expandindo o reservatório de borracha em que está inserido; ou actuando em sentido inverso, sintetizando água a partir dos gases de modo a reduzir o volume ocupado.

E pronto, problema resolvido: um sistema pneumático silencioso e em circuito-fechado, que dispensa componentes adicionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)