2015/10/20

Notícias do Dia

a Netflix está a chegar e vai ficar disponível na Vodafone TV; o Bluboo Xtouch já disponível para pré-encomenda por €160; a Apple remove centenas de apps na App Store que roubavam dados dos utilizadores; e Amazon processa mais de 1000 pessoas que vendiam reviews falsas na Amazon.

Tínhamos prometido uma grande prenda para celebrar o nosso 8º aniversário, e cá esta ela: o AadM tem para te oferecer um fantástico Huawei Mate S topo de gama. Com prendas assim até dá vontade que os anos passem mais depressa. ;)


Android 6.0 Marshmallow obriga a encriptação total



O novo Android 6.0 Marshmallow tem muitas novidades, mas uma das que poderá passar despercebida é a imposição do Google de que os dispositivos Android deverão passar a usar encriptação total. Era algo que o Google já tinha considerado com a chegada do Android 5.0, mas depois reconsiderando face às críticas que recebeu a respeito do impacto que essa opção tinha a nível das escritas (o Nexus 6 é um verdadeiro "caracol" nesse aspecto) - e que agora passa a ser mesmo obrigatório.

Há no entanto uma excepção, para o caso em que os dispositivos não conseguirem obter um mínimo de 50MB/s nas transferências - excepção que o Google bem podia aplicar ao seu próprio Nexus 6 (do ano passado.) Por muito que seja desejável a encriptação para maior segurança, os utilizadores deveriam continuar a ter a opção de não a quererem usar (coisa que não é possível a não ser com root e outras modificações pouco amigáveis.)


Lenovo Yoga Home 900 - um tablet de 27"



Se aplicarmos a regra de crescimento que nos levou dos smartphones de 3.5" aos phablets de 7", aos tablets, eis o resultado: um mega tablet de 27". O novo Lenovo Yoga 900 é um computador table-top de 27" (Full HD) e com CPUs Core i5 e i7 e que pode ser "facilmente" transportado para qualquer lado.

A sua autonomia fica-se pelas 3h de utilização... mas será suficiente para a maioria dos utilizadores. A não ser que haja mesmo quem considere que é suficientemente transportável para usar como tablet na rua... :)


Promoção Roomba na Worten com 20% de desconto

Se andavam a considerar a compra de um Roomba para vos ajudar a aspirar a casa, poderão querer aproveitar a promoção que a Worten está a fazer hoje, com 20% de desconto directo sobre os aspiradores Roomba da iRobot e que coloca o modelo mais barato nos 255 euros. (Se quiserem também têm disponíveis modelos mais evoluídos, até ao Roomba 870 por 527 euros.)


Browser Popcorn queria ser um Popcorn no browser... mas não durou



O Popcorn Time nasceu como um site que nos deixava ver tudo o que se quisesse com um simples clique, mas rapidamente se tornou alvo da MPAA e refugiou-se como projecto open-source e apps que vão sendo bastante procuradas. Agora, assistimos a uma nova tentativa de o fazer regressar ao browser com o Browser Popcorn... mas nem sequer teve tempo de mostrar o que valia, também sendo imediatamente alvo das entidades anti-pirataria e suspendendo o serviço.


Fabricantes lançam smartphones avariados deliberadamente ou via app?



Com um "cheirinho" a teoria da conspiração, há quem avance com a possibilidade dos nossos smartphones poderem ser alvo de manipulação deliberada para que avariem mais rapidamente, usando-se certas apps maliciosas - ou de que os próprios fabricantes estarão a produzi-los de forma a que avariem e promovam a actualização para um modelo mais recente.

Até seria fácil descartas estas preocupações como sendo "paranóicas"... Mas depois lembramos-nos que estamos num mundo em que um dos maiores fabricantes de automóveis tinha, de facto, sistemas para manipular as emissões poluentes; e já nem vamos falar nas impressoras e nos cartuchos de tinta, programados para expirar ou dizerem que estão vazios mesmo quando ainda têm tinta...


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. A Samsung tinha nas suas impressoras laser um simples fusível que passadas X impressões queimava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Isso e ter que fazer um reset ao "contador" aplicando um shunt num chip para poder voltar a usar a impressora. Já tive de o fazer 3 vezes para poder continuar a usar a impressora. Lamentável.

      Eliminar