2015/10/30

Investigadores já diferenciam pessoas através de paredes via WiFi


Já tínhamos visto projectos que usavam o WiFi como forma de detectar pessoas e movimento atrás de paredes. Agora, vão ainda mais longe e conseguem diferenciar e identificar diferentes pessoas.

Este novo sistema é uma evolução daquele que o MIT já tinha criado há alguns anos, tendo agora sido melhorado ao ponto de conseguir identificar 15 pessoas diferente atrás de uma parede com uma precisão de 90% - tudo isto usando apenas ondas de rádio.

Tal como anteriormente, o sistema analisa as ondas de rádio reflectidas pelas pessoas que estão noutra divisão, mas agora combinando múltiplas capturas para criar uma imagem virtual que permite reconstruir a forma aproximada do seu corpo. Com a precisão acrescida deste sistema, é possível reconhecer gestos feitos pela pessoa, para além da sua posição e postura.

No futuro, tais sistemas poderão ser usados para que dar um alarme no caso de queda de uma pessoa; ou serem usados para um verdadeiro interface "físico" numa casa inteligente, em que a nossa casa poderá detectar aquilo que estamos a fazer e reagir em conformidade (por exemplo, ao nos levantarmos do sofá enquanto vemos um filme, suspender o filme e acender as luzes, ao mesmo tempo que ilumina o caminho até ao quarto de banho.)

... E vamos deixar de parte a possibilidade de tal sistema ser usado para espiar os vizinhos (uma coisa é certa, vamos ver um aumento da procura de sistemas de isolamento RF para as casas e apartamentos do futuro! :)

1 comentário:

  1. Isto sem dúvida vai ser um grande passo nas casas "inteligentes". São infindáveis as utilizações. Mas na minha opinião a sociedade não está preparada para isto, não a nível tecnológico mas a nível civil. Infelizmente grande parte da população pensa sempre em usar estas coisas para o lado mau.

    ResponderEliminar