2015/10/30

Investigadores mostram sistema de tracking de smartphones 4G de baixo custo


A evolução tecnológica faz com que muitos dos sistemas de comunicações mais antigos possam actualmente ser facilmente interceptados e manipulados, como já foi por diversas vezes demonstrado para as comunicações GSM "2G". Agora, é a vez de também os smartphones 4G poderem revelar a sua posição com alta precisão a qualquer pessoa interessada nessa informação.

Tratando-se de tecnologia mais recente, as comunicações 4G complicam bastante mais a vida a quem estiver interessado em escutar essas comunicações. Mas, investigadores demonstraram que por apenas 1250 euros já é possível fazer um IMSI catcher para smartphones 4G, que permite descobrir a localização de cada equipamento com uma precisão de 10 a 20 metros, e fazer o seu tracking.

A acompanhar este sistema, os investigadores dão a conhecer outras técnicas que podem ser usadas. Uma delas pode fazer com que o dispositivo perca a conectividade 4G, fazendo com que opte por usar uma ligação 3G ou 2G, mais vulnerável e que permitirá fazer as escutas ou manipular os dados transferidos; assim como formas de ultrapassar o número de identificação temporário que é usado com a intenção de impedir a identificação de cada cliente - para isto os investigadores recorrem a coisas como mensagens enviadas para o número de destino, associando o smartphone que as recebe com o número de identificação temporário atribuído pela rede.

Considerando que as comunicações mobile são cada vez mais utilizadas (e deverão continuar a aumentar no futuro), este tipo de ataques levanta sérias preocupações quanto à sua segurança. Segurança essa que, como se vê, poderá ser posta em risco por qualquer pessoa ou grupo disposta a gastar pouco mais de mil euros em equipamento.

1 comentário:

  1. Felizmente há aplicações como esta:
    https://secupwn.github.io/Android-IMSI-Catcher-Detector/
    e https://github.com/SecUpwN/Android-IMSI-Catcher-Detector/releases
    que permitem detectar este tipo de situações.

    ResponderEliminar