2015/10/20

Netflix em Portugal


Depois de muita espera, o Netflix chega finalmente a Portugal e vai dar aos Portugueses a liberdade de poderem ver aquilo que querem, quando e onde quiserem.

Comecemos pelo chamado reality check; é verdade que muitos portugueses já têm acesso a algumas das vantagens que o Netflix nos traz. Os nossos operadores de canais por cabo há muito que disponibilizam a capacidade de poder rever programas dos últimos sete dias, e também ter acesso a esses conteúdos nos seus dispositivos mobile, mas mesmo isso não se aproxima da liberdade de poder ver qualquer programa que se queira a qualquer hora e em qualquer lugar (obviamente, limitado ao catálogo disponibilizado pelo Netflix.)

Esse catálogo é um dos pontos críticos para cativar o interesse dos portugueses, e embora se vá ter uma diferenciação dos programas de país para país, o Netflix chega com uma quantidade apreciável de séries e filmes (incluindo conteúdos exclusivos, que serão uma aposta cada vez mais forte do serviço), e que também incluem conteúdos em Ultra HD 4K e HDR, que serão do agrado daqueles que querem tirar partido dos seus novos televisores.

Entre as séries encontramos: Demolidor da Marvel, Sense8, Grace e Frankie, Bloodline, Unbreakable Kimmy Schmidt, Marco Polo, Wet Hot American Summer: First Day of Camp, e Narcos e entre os filmes teremos acesso a produções recentes como o Beasts of No Nation.


Quanto custa?




O Netlix chega em três modalidades:
  • plano base por 7,99 euros  - qualidade SD e num só ecrã
  • plano standard por 9,99 euros - qualidade HD e dois ecrãs
  • plano premium por 11,99 euros - qualidade Ultra HD e quatro ecrãs

O número de ecrãs refere-se ao número de dispositivos em que se poderá usar o serviço em simultâneo. Nada impede que alguém com o plano base veja uma série na TV da sala, e depois mude para o tablet para continuar a ver no quarto; mas se quiserem que alguém esteja a ver um programa no tablet, enquanto outro vê outra coisa na sala, terão que optar pela modalidade para dois ecrãs (ou quatro.)


Que velocidade de internet preciso?



Sendo o Netflix um serviço que muitos associam à dispensa completa do serviço de TV tradicional - coisa que por cá será difícil de fazer, uma vez que os nossos operadores se "agarram" aos serviços multi-play que englobam tudo (Internet, TV, telefone) num único pacote - o Netflix precisa apenas de uma ligação à internet, independentemente do operador, e não tem qualquer fidelização associada. Na verdade, podem até pagar um mês, deixar de pagar no mês seguinte, e depois subscreverem novamente por mais um mês.

O Netflix diz que a velocidade mínima necessária é de 500Kbps; mas o recomendado é que tenham algo como 1.5 a 3Mbps para um stream de qualidade SD. Para qualidade HD o recomendado é ter 5Mbps; subindo para os 25Mbps no caso de conteúdos Ultra HD.

Quanto a nível de consumos de dado, podem contar em média com:
  • 300MB/h para baixa qualidade
  • 700MB/h para qualidade média
  • 3GB/h para HD
  • 7GB/h para Ultra HD

Se estão com dúvidas sobre como o serviço se comportará na vossa ligação, importa referir que os novos utilizadores terão direito a um mês de serviço gratuito, pelo que poderão experimentar que tal o serviço funciona "no seu caso".

Também em jeito de lembrete para os nossos operadores: alguém que queira ver 4h de conteúdos Ultra HD por dia vai gastar mais de 800GB por mês - pelo que convém reequacionarem os "limites secretos" dos serviços ilimitados de internet... pois deixam de ter a desculpa que esses valores só serão atingidos pelos "piratas".

Onde posso ver?



Obviamente que o método ideal para ver séries e filmes é num televisor (e quanto maior melhor), mas o Netflix está disponível em praticamente todo o lado, incluindo smartphones, tablets e PCs. Quem tiver uma Smart TV recente terá quase seguramente acesso directo a uma app do Netflix para o seu televisor, senão poderá também usar uma consola de jogos como a XBox, Playstation ou Wii para aceder ao serviço - ou um Chromecast do Google, que será uma das formas mais económicas de enviar o Netflix do computador ou smartphone para a TV.

Nesta altura ainda não se sabe se algum dos operadores nacionais irá disponibilizar uma app do Netflix nas suas "boxes", o que seria simpático. Actualização: afinal vai estar disponível, pelo menos nas boxes da Vodafone.


E agora... é entrar em modo de contagem decrescente... pois o Netflix está mesmo, mesmo a chegar!


Actualização: já chegou, e já se pode dar uso aos pixeis todos dos ecrãs 4K! :)


23 comentários:

  1. NETFLIX disponível em Portugal!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer também a Apple TV. :-)

    ResponderEliminar
  3. Com esta app na box da Vodafone cheira me que talvez a VDF deve ter um acordo com a Netflix para ter o conteudo deles dentro a rede de distribuição de media da VDF assim evitando estar usar ligações ao exterior para fornecer o serviço

    ResponderEliminar
  4. Esperava muito mais do catálogo... A mim ainda não convenceu. Vale-me o VPN.

    ResponderEliminar
  5. Esta questão de mês gratis...ao fim desse mês entra automaticamente em cobrança e teremos que ser nós a anular o serviço?
    Ou ao fim de um mês de borla o serviço será cancelado'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso está nas condições que aparecem ao susbcrever. Será com renovação automática, com o utilizador a ter que cancelar quando desejar (continuando a ter o serviço até ao fim do período pago/oferecido.)

      Eliminar
  6. Para quem não gosta do catálogo português aconselho a criar na mesma uma conta e a instalar o ZenMate.
    Depois de instalado basta selecionarem o filtro dos EUA e têm acesso ao catálogo americano mantendo o 1º mês grátis.

    https://zenmate.com/

    ResponderEliminar
  7. Só para informar de que a campanha 200Mbit/s Vodafone voltou com toda a força após ter terminado dia 15 do presente. :)

    ResponderEliminar
  8. Já tinha testado o serviço o nano passado através de VPN e não fiquei cliente. Não havia legendas e o conteúdo era muito fraquinho, não sei como está agora.

    ResponderEliminar
  9. Os conteudos que os gajos tem em Portugal sao todos com legendas Portuguesas, ou nao?

    ResponderEliminar
  10. Já cá está. Só é realmente pena a Vodafone em contrapartida ter bloqueado a "concorrência", ou seja, sites como o popcorntime.io ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só trocar os servidores de DNS e usares os do Google, por exemplo.
      http://abertoatedemadrugada.com/2015/03/como-contornar-os-bloqueios-dos-isps-ao.html

      Eliminar
  11. Relativamente ao mês grátis, é campanha de lançamento ou é política da Netflix? Pergunto isto porque não me dá tanto jeito usufruir já desse período, mas queria experimentar para poder avaliar quer o catálogo, quer a qualidade do serviço que consigo ter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ideia de ter visto que era promocional, para adesões feitas até ao final do mês. Mas agora que procurei isso novamente, não estou a descobrir...

      Eliminar
    2. É sempre 1º mês de oferta, já nos outros países fazem isso. A oferta não tem limite de tempo.

      Eliminar
  12. Experimentei o serviço e pareceu-me que o catalogo estava realmente algo curto. As legendagens estão boas ( não são brasileiras ) e a qualidade de imagem aparenta ser similar ao serviço da "N*S". Infelizmente mantém-se ausência de 5 canais de som (tal como no serviço da "N*S" ) nos filmes que o tem pelo que a principal motivação para mudar logo desapareceu. Sendo assim provavelmente não passarei do mês inicial

    PS: Qual o racional de uma empresa que pretende vender conteúdos em 4K e não assume que estes ecrans serão acompanhados de sistemas de som com alguma qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Tenho ideia de ainda não ter visto qualquer programa 4K sem som 5.1 (já adicionei no artigo a imagem do Marco Polo, por exemplo.)

      (Mas também é certo que a oferta de conteúdos em 4K é ainda bastante limitada.)

      Eliminar
    2. Obrigado, Experimentei a opção de HD e não e de 4K. entretanto alguem mandou-me o seguinte dos forums de suporte em ingles
      "5.1 surround sound is not currently supported while streaming on a computer using Microsoft Silverlight or HTML5. However, it is supported in the Netflix app for Windows 8. To check if your device supports 5.1 audio, go to any Netflix original to see if there is a 5.1 audio option. If not, your device may not support this feature, or it may need to be turned on. For assistance enabling this feature, visit How do I adjust subtitles, captions and alternate audio on my device?" (https://help.netflix.com/en/node/14163)

      Eliminar
    3. ... Pois, também explicará (no meu caso, estava a usar a app directamente na TV). Espero bem que resolvam isso do som 5.1 no player HTML5.

      Eliminar
  13. Embora não ache caro para aquilo que oferece, achei o catálogo de Portugal fraquíssimo e mesmo o dos USA não é nada por aí além.

    ResponderEliminar
  14. Netflix é um excelente serviço. Mas infelizmente ainda tem um catálogo muito curto e não conta com lançamentos de cinema, por exemplo. Eu ainda ficarei um bom tempo usufruindo do Popcorntime até que esse serviço se torne do meu agrado.Sei que não é algo muito "honesto", mas não vou estar a pagar por algo que não supre minhas expectativas.

    ResponderEliminar