2015/10/22

Transferência de expressões entre rostos em tempo real


Já sabemos que não podemos acreditar naquilo que vemos na televisão, e agora temos mais um projecto que confirma os nossos piores receios, sendo capaz de transpor expressões faciais de uma pessoa para o rosto de outra, em tempo real.

A investigação feita ao nível dos efeitos visuais não deixa de nos surpreender, e este novo sistema que transfere expressões faciais de um rosto para outro em tempo real fica bem no topo da escala.

Basicamente, podemos ter uma pessoa que permanece impávida e serena em frente a uma câmara, mas que pode ser vista pelo público como estando a falar ou a fazer "caretas", que na verdade estão a ser feitas por outra pessoa. Posto de outro modo, permitirá fazer com que mesmo alguém que possa estar literalmente "a dormir" possa ter o aspecto de um grande comunicador - num estilo de marioneta digital que não deixa de nos levantar algumas preocupações quanto à sua utilização para fins mais duvidosos.

Como sempre, o problema não está na ferramenta... mas sim na forma como depois irá ser utilizada. Pela nossa parte de apreciadores de todos os avanços tecnológicos, é um sistema que merece todo o nosso apreço e o devido reconhecimento pelos investigadores que o desenvolveram.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)