2015/11/15

A evolução do hardware gráfico nos PC


Por vezes não escapamos às memórias nostálgicas que nos fazem regressar aos tempos em que os jogos de computador nos PCs eram sinónimos de se jogar em modo CGA com 320x200 pixeis e quatro cores simultâneas de uma palete de 16. E hoje é um desses dias...

O vídeo que trazemos hoje irá ter efeitos diferentes, estando directamente relacionado com quanta da história da evolução que é apresentada tiverem presenciado ao vivo. Ainda assim, mesmo para quem já teve a sorte de nascer neste milénio e conviver desde bebé com PlayStations e Xbox, servirá como um relato daquilo que nos trouxe até aos dias de hoje.

Dos velhinhos ZX 81 (e até antes disso), aos fantásticos Commodore Amiga, dos aceleradores gráficos à batalha das 3DFX vs GeForce, a única constante é que a qualidade gráfica dos computadores tem estado sempre a melhorar... e ainda bem que assim é.

Vamos lá ver se a progressão continuará a ritmo idêntico pelas próximas décadas, ou se entretanto surgirá algo que obrigará a dar um novo salto inesperado (como a realidade aumentada/virtual).


1 comentário:

  1. Engraçada a descrição que usaste. :)

    Lembrei-me de passar por essas etapas todas a começar no velhinho ZX Spectrum, e ao saudoso commodore amiga 500 que muito trabalhou... :)

    ResponderEliminar