2015/11/16

Adaptador USB Type C da OnePlus não é compatível com Nexus nem Chromebook Pixel


Benson Leung é um engenheiro do Google que recentemente tinha vindo alertar para a existência de cabos e adaptadores USB Type-C que não cumpriam o standard e podiam até danificar os equipamentos; e um deles parece ser o pequeno adptador microUSB-Type C da One Plus.

O adaptador microUSB-Type C da OnePlus tem um preço que se pode considerar atractivo (9,99 euros) para quem tiver que começar a lidar com estas novas fichas - incluindo pessoas que tenham comprado os novos Nexus 5X e 6P (sendo que o 5X nem sequer inclui adaptadores ou cabos que encaixem nas portas USB normais ou micro USB, complicando a vida aos utilizadores, que têm levar aquele carregador e cabo consigo para todo o lado onde desejam recarregar o seu smartphones).

O problema é que este pequeno adaptador é um dos que sofre dos problemas da juventude deste formato, usando resistências de identificação impróprias, que fazem com que não funcione devidamente com os Nexus 5X e 6P nem o mais recente Chromebook Pixel do Google; e provavelmente muitos outros dispositivos com portas USB Type-C.

Actualização: sem surpresas, o cabo USB Type C da OnePlus sofre do mesmo problema.

Actualização (26/11): a OnePlus já veio clarificar a situação e lança uma campanha de devolução/reembolso a quem quiser.

É estranho que uma marca como a OnePlus não tenha tido o cuidado de verificar este detalhe antes de comercializar este seu adaptador, mas fica a referência para que talvez seja melhor não investirem neste produto até que seja revisto.

6 comentários:

  1. O cabo da oneplus também tem problemas:

    https://plus.google.com/+BensonLeung/posts/JmcU4rA1csh

    ResponderEliminar
  2. A oneplus continua a por o pé na possa. A sua reputação cada vez é pior.

    ResponderEliminar
  3. Ora bolas... E eu que comprei 3!
    Mas afinal faz mal ao smartphone ou ao carregador?
    Se usar com um powerbank?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for para usar com o OnePlus, imagino que seja seguro... mas para usar com outros produtos, é melhor não arriscar:
      " is not spec compliant (uses a 3A identifier resistor instead of the "Default USB Power" one), and may cause damage to your charger, hub, or PC USB port if you use it with #ChromebookPixel or #nexus6p #Nexus5x "

      Eliminar
    2. Pelo que tenho percebido, se o carregador, ou outro acessório qualquer não for capaz de dar os 3A, então pode estourar.

      Eliminar
    3. Se assim for.. se usar algo como isto http://www.ianker.com/product/71AN7105SS-BA
      , que é capaz de debitar 8A, será que não há problema?

      Eliminar