2015/11/04

MAPINET não gostou que o SAPO usasse termo "Pirata da Criatividade"


A MAPINET tem estado em alta (leia-se: "baixa") no dia de hoje, e depois do seu site ter ficado offline vimos descobrir ao ponto a que chegam as suas manobras de bastidores, que parecem visar toda e qualquer referência a piratas, mesmo quando são feitas de forma positiva como aconteceu com os Prémio SAPO.

Nos Prémio SAPO faz-se a alusão a um tal Pirata da Criatividade, termo que parece estar a incomodar a MAPiNET ao ponto de os levar a contactar o SAPO no sentido de mudarem essa designação e referência:
"...imagem essa cuja semiótica contemporânea e localizada no meio em questão (informático e digital), remete com grande incidência o público para a imagem do utilizador de Internet que consome conteúdos protegidos por direito de autor ou disponibiliza-os de forma ilegal."

A verborreia de palavras caras sobe de nível no parágrafo seguinte:
"Acrescendo a estes desideratos, verifica-se ainda que no presente assiste-se a um momento charneira importante e exemplar, não somente a nível nacional mas também com repercussões a nível europeu, que consistiu na celebração de um memorando de entendimento, em Julho de 2015, alavancado pela Secretaria de Estado da Cultura, que coloca todas as associações nacionais relativas às indústrias culturais, com intermediação pelo MAPiNET, em estreita colaboração com os ISPs, na qual o grupo
SAPO faz parte, que permite um notice & takedown rápido e eficaz. "

E finalmente chegando ao ponto principal, de pedirem ao SAPO que mudasse a designação e mascote do temível e indesejável "pirata"!
"Assim, gostaríamos que V.Exas. pudessem atentar à comunicação que utilizaram aquando de referirem, e passamos a citar: “Procuram-se os Piratas da Criatividade mais corajosos”, bem como a mascote publicitário do evento, que demonstra um pirata com um sapo, transformando-a numa mensagem de respeito pelos direitos de autor de forma inequívoca e pedagógica."

... Imagino que até lhes deva dar "alergia" saber que existe um filme chamado "Pirates of Silicon Valley", e que aborda precisamente a história da génese de duas empresas sem as quais provavelmente hoje a pirataria ainda estaria apenas associada aos sete mares, a Microsoft e a Apple. Mas pronto, nada como se agarrem ao passado e se entreterem a chatear todos os que ousem usar a palavra pirata ou imagem alusiva, do que olharem para o futuro e se empenharem em medidas que realmente teriam efeito na redução da pirataria.

Por exemplo, poderiam começar por trabalhar no sentido de abolir as fronteiras regionais, que fazem com que muitos conteúdos só fiquem disponíveis em certos países e não noutros, para que - por exemplo, por cá se tivesse um catálogo do Netflix idêntico ao que existe nos EUA, sem ter que se recorrer a artimanhas para o fazer - isto, num serviço pelo qual se está a pagar, refira-se! Que tal isto como objectivo desiderato charneira?


Segue-se a carta enviada pela MAPiNET ao SAPO, divulgada por uma ex-colaboradora do SAPO.


13 comentários:

  1. se a mapinet fosse mas é pro caral***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o caral*** os quer lá, ainda aplicavam taxas sobre todos que merecem ir para o caral*** e para aqueles que não foram :)

      Eliminar
  2. Mas a mapinet esta a tornar-se em uma ditadora da internet Portuguesa????
    Daqui a pouco escrevo "pirataria" em qualquer lado e sou logo fustigado por uma identidade secreta criada pela mapinet tipo "PIDE"

    ResponderEliminar
  3. Ensinem ao publicar como mudar os apn's dos browser's. Ao mudarem para os apn's da google podem navegar por onde quiserem e bem entenderem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não é APNs, é DNS.
      APNs são as configurações de redes celulares nos telemoveis.

      Eliminar
  4. Está aqui o procedimento como mudar para os apn's da google
    https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/using

    ResponderEliminar
  5. Está aqui o procedimento como mudar para os apn's da google
    https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/using

    ResponderEliminar
  6. Piratas da criatividade, piratas da criatividade, piratas da criatividade... dito isto 3 vezes o que será de mim? Poderei ser banido das internetes?
    Quanto á aproveitação de erudições onerosas, patenteia o emprego dos sinónimos do word.
    Enfim… nada daquilo faz sentido e só pode ter partido de uma mente muito mesquinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. the power of christ compels you...the power of christ compels you...the power of christ compels you... "mapinet exorcist performing is duty"

      Eliminar
    2. Errado sapien. Uma mente astuta. Astuta o suficiente para arranjar uma artimanha de forma a embolsar sem fazer ponta d'um corn0. Os burros somos nós.

      Eliminar
  7. Que tristes. É mesmo muita falta de saltareca

    ResponderEliminar
  8. Que tristes. É mesmo muita falta de saltareca

    ResponderEliminar
  9. Lápis AZUL! É do que eles sentem falta...

    "Eles andem aí"... :(

    ResponderEliminar