2015/11/26

Notícias do Dia

O Raspberry Pi tem um novo membro da família, chamado Zero e que custa apenas $5; OnePlus à venda sem convites para a Black Friday; tivemos uma mega-promoção do Asus ZenFone 2 de 4GB a €109; a Amazon quer incluir Netflix e outros no seu Prime Video; e o Google só aceita 25% dos pedidos de "esquecimento" feitos em Portugal.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que esta semana temos para oferecer uns sempre úteis mini adaptadores USB para micro USB OTG; e que o nosso meeting mensal é já este sábado.


Velmenni começa a trazer o Li-Fi para o mercado




O Li-Fi, usando comunicação por luz emitida por lâmpadas LED, promete velocidades centenas de vezes superiores ao WiFi mas tem tardado em ficar disponível comercialmente. A Velmenni quer mudar isso e já está a fazer testes piloto para demonstrar a viabilidade deste sistema.

Ainda assim, considerando que é necessário repensar a infraestrutura (para fazer chegar rede às lâmpadas) e que por agora serão necessários adaptadores para aplicar nos smartphones e demais dispositivos... não me parece que vá ser fácil convencer um mercado onde o WiFi "vai chegando".


Panasonic ToughPad de 20" 4K ganha actualização



Tablets de 20" com ecrã 4K não há muitos, mas agora a Panasonic melhora o seu Toughpad que ficará ainda mais apetecível para o segmento cinematográfico. O ToughPad vem com um CPU Intel 5600U acompanhado por uma AMD FirePro M5100, e agora conta com uma entrada HDMI 2.0 que lhe permite funcionar como monitor 4K Digital Cinema (4096x2160 até 60fps).

... Só falta mesmo estarem dispostos a gastar os mais de 4000 dólares que são pedidos por ele.


Vodafone anuncia expansão da sua rede de fibra em 2016



Tristes por ainda não terem fibra da Vodafone em vossa casa? Pode ser que em 2016 isso fique resolvido. A Vodafone Portugal anunciou a expansão da sua rede de fibra para o próximo ano, que irá chegar a mais 550 mil casas e empresas, elevando a cobertura para 2.75 milhões (o equivalente a mais de dois terços das famílias e empresas portuguesas).

Poderão sentir a chegada da rede Vodafone à vossa zona, pelo súbito desejo do vosso operador actual vos querer baixar os preços da mensalidade que estão a pagar. (Sendo a minha recomendação que nesse momento, combatam a tradicional apatia de "deixar como está", e lhes retribuam em pagamento idêntico: trocando para a Vodafone, sem a qual continuariam a pagar "o preço de sempre". ;P


BBC 3 sai do ar e passa a canal online



O terceiro canal da BBC vai deixar de ter emissão tradicional e passar a ser um canal online a partir de Fevereiro de 2016 - numa medida que visa reduzir custos e "reinventar o formato do canal" de modo a acompanhar a modernidade; mas que não é completamente pacífica. Existe uma petição que já conta com mais de 300 mil assinaturas a pedir que o canal se mantenha como está.

... Por mim, acho que merecia uma petição era para que todos os canais passassem a estar online. :P



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

3 comentários:

  1. ... Por mim, acho que merecia uma petição era para que todos os canais passassem a estar online. :P

    Portanto quer morar no interior onde não há fibra nem 4G que se lixe.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa não invalida a outra. Continuariam a ter TDT (mas de preferência uma que funcionasse no interior, e que até fosse usada e mostrasse a totalidade dos canais públicos - em vez da triste amostra que se tem. :P)

      Eliminar
    2. Tens razão disseste estar em vez passar.

      Eliminar