2015/11/18

Reduz o espaço ocupado no Google Photos com um simples clique


Cansados de tentar gerir os últimos megabytes de espaço que restam na vossa conta Google? Têm gigabytes de fotos no Google Photos que não querem perder? O Google dá uma ajuda, com uma nova opção que permite comprimir automaticamente todas as fotos e vídeo para "High Quality", que contam com espaço ilimitado e reduzirá a quota de fotos e vídeos da vossa conta a zero.

Depois de muitos anos de críticas relativamente à confusão do que contava ou não para o espaço no Google Photos, o Google vem finalmente resolver a questão e permitir recuperar espaço que era ocupado indevidamente, comprimindo imagens e vídeo para "High Quality" com espaço ilimitado.

O armazenamento de imagens do Google há muito que permitia espaço "ilimitado" para imagens com dimensões abaixo de um certo limite, mas foi com o novo Google Photos e a oferta de espaço ilimitado no modo de "High Quality" (que aplica compressão sobre imagens e vídeo) que mais pessoas começaram a dar-lhe uso.


Foi esse uso que começou também a revelar alguns problemas, pois depressa repararam que, dependendo do modo como enviavam as imagens para o Google Photos, o espaço das mesmas podia ser contabilizado mesmo quando não o deveria ser. Agora, o Google parece resolver a questão com uma nova opção de "Recover Storage".

Esta opção permite recomprimir todas as imagens que tenham no Google Photos, de modo a que passem a High Quality e, como tal, não contem para o espaço ocupado. É uma opção que também será útil para todos os que inicialmente tinham optado pelo modo "original", e que agora - com o espaço livre gratuito a escassear - prefiram saltar para o modo ilimitado (coisa que anteriormente implicaria fazer o download de todas as fotos, se não as tivessem no computador, apagá-las do Google Photos e reenviá-las novamente com a opção de High Quality.)

O processo de conversão pode demorar algumas horas, dependendo da quantidade de fotos e vídeos que tiverem, mas no final, deverão ver o espaço ocupado pelas fotos a ser reduzido a zero.

9 comentários:

  1. :( podiam ter lançado isto há um mês atrás, quando desisti da contra promocional de 20GB a 5€/ano e passei para 100GB a $1.99/mês
    Agora vou ficar com

    ResponderEliminar
  2. Podem me indicar como passar as fotos do G. Drive para o G. Fotos?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Ora porra... Andei eu a apagar fotos há 15 dias para agora aparecer esta opção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que havia uma razão para ter deixado andar o aviso do Gmail/Gdrive há já umas 2-3 semanas :P :)

      Eliminar
  4. Já verificaram qual é a diferença entre a original e a alta qualidade?
    Não se perde qualidade nas fotos e vídeos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas na maioria dos casos será imperceptível para efeitos de uso "doméstico".
      http://petapixel.com/2015/05/30/jpeg-compression-test-google-photos-vs-jpegmini/

      Para quem quiser guardar os originais, tem uma boa opção: por apenas $1/mês fica com espaço ilimitado na Amazon.

      Eliminar
    2. Depois de lerem o artigo, melhor verem através destas imagens que estão disponiveis num Mega ( https://mega.nz/#!aRhkAbSA!JwP40tGQathCTv0imqqViFhj94mySw5FXqbC5blCrI8 ) já que o autor acaba por usar imagem na web que foram estretanto comprimidadas.

      Conclusão, principalmente após ler os comentários, Fotos JPEG sim, Videos e fotos RAW não, para isso guardem no Drive ou noutra Cloud

      Eliminar
  5. A minha ainda deixou 10GB de fotos. Mas pelo menos desapareceu o aviso de excesso de espaço :) Boa dica. Obrigado

    ResponderEliminar