2015/11/24

ShiftWear quer criar sapatilhas com ecrãs a cores - mas poucos parecem acreditar no projecto


Os projectos de crowdfunding estão sempre rodeados de muitas incertezas, mas parece que finalmente o público começa a ser capaz de "cheirar" quando algo não parece estar bem, como será o caso destas fantásticas sapatilhas com ecrã HD flexível que chegam ao Kickstarter.

Sem dúvida que a ideia destas ShiftWear é interessante: sapatilhas revestidas com ecrã e-Ink a cores flexível, que podem adoptar qualquer imagem, ou até vídeo, que se queira. O problema é que, embora até seja tecnicamente possível aplicar um ecrã e-Ink flexível ao calçado, todo o resto das características anunciadas parece chegar-nos da terra da fantasia e dos sonhos, bem ao gosto do que se desejaria ter. Ora vejamos...

Autonomia para 30 dias; carregamento wireless; recolha de energia pelo caminhar; à prova de água até 5 metros de profundidade; lavável na máquina... Hummm... não parecem propriamente coisas fáceis de conciliar com tecnologias de ecrãs flexíveis que, nesta fase, ainda têm relativa fragilidade.

A não contribuir para a credibilidade do produto está a total ausência de informação sobre os responsáveis pelo projecto, que se limitam a referir que são um grupo de "entrepreneurs, futurists and engineers"... que quase parecem estar a pedir que se acrescente "scammers" à lista. Igualmente mal fica o Indiegogo, que novamente deixa chegar à sua plataforma um projecto de carácter altamente duvidoso e onde não é apresentado sequer um protótipo de qualquer modelo funcional que pudesse tentar demonstrar o contrário.

Enfim... resta-nos a consolação de saber que, pelo menos até ao momento, ainda ninguém foi na cantiga de investir neste projecto.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)