2015/11/24

Google já recebe pedidos para remover mais de 65 milhões de links por mês


Desde o início da moda da remoção de resultados que disse que seria uma questão de tempo até que o processo se começasse a tornar insustentável, e agora vamos descobrindo o que isso representa, com um número cada vez maior de pedidos feitos ao Google.

Poderá ainda ser uma percentagem insignificante face ao total de links que o Google armazena, mas actualmente o Google já tem que lidar com o pedido de remoção de mais de 65 milhões de links por mês!


Para se ter uma noção, trata-se de lidar com mais de 90 mil pedidos de remoção de links supostamente abusivos, por hora, e facilmente se conseguirá imaginar que não haverá grande controlo que possa ser feito para validar se um link estará a ser removido legitimamente, ou se se trata de mais um que foi apanhado nas malhas da detecção automática e leva com o pedido de remoção por tabela.

Mais preocupante ainda é que a manter-se este tendência de crescimento, em breve estaremos a falar em pedido na ordem das centenas de milhões de links por mês... e depois milhares de milhões... e só me interrogo quando é que, eventualmente, chegaremos a um ponto em que a base de dados do Google comece a ter mais links "removidos" que não pode mostrar, do que aqueles que pode apresentar aos utilizadores.

... Não bastaria olhar para o impacto nulo que estas remoções têm na pirataria, para se constatar que mais valia apostar noutras formas de combate (por exemplo, focarem-se na abolição das restrições geográficas, para que os utilizadores possam ter acesso legal aos conteúdos que desejam)?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)